Testemunho - o que é e como testemunhar a fé cristã?

Testemunho é a declaração ou depoimento de alguém comprovando totalmente alguma coisa. A testemunha cristã dá sinais ou evidências da sua experiência pessoal, vivenciada pela fé em Cristo. De modo geral, testemunho cristão é o relato da vida ou da conversão da pessoa que confessa crer em Jesus Cristo.

A fé e arrependimento de pecados (maus hábitos, falhas de caráter, vícios, etc), livramentos, curas de dores físicas e emocionais, resposta a pedidos de oração são algumas das mudanças que o Senhor faz ao longo da vida com Ele. A conversão para Deus estabelece uma novidade de vida tal que não deve passar desapercebida. Deve ser comunicada.

como testemunhar

Como e por que testemunhar a fé?

Testemunhe falando daquilo que Jesus Cristo fez em sua vida e como o Seu amor lhe afetou. O testemunho é importante porque o mundo precisa conhecer a verdade, quem é Jesus e o que Ele fez... Testemunhe:

  • Com verdade - Diga somente a realidade. Tenha cuidado para não dar testemunho falso. (Provérbios 19:9)
  • No poder e orientação do Espírito Santo - Busque a sabedoria de Deus para testemunhar onde você for (Atos dos Apóstolos 1:8).
  • Sem cessar - O cristão está sempre cercado de sinais da bondade e favor de Deus. Aproveite as oportunidades e conte as Suas bençãos sempre. (Isaías 62:6 e Atos dos Apóstolos 4:20)
  • No lar - É importante que a sua família possa ver e ouvir o testemunho da obra de Cristo na sua vida. (Marcos 5:19)
  • Nas reuniões entre irmãos - Os testemunhos são fundamentais para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo. (Efésios 5:19)
  • Sem medo ou vergonha - Não sejamos covardes! Deus nos deu espírito de poder amor e equilíbrio para testemunhar.(2 Timóteo 1:8)
  • Sempre preparado - Embora seja algo natural, todo cristão deve se preparar para testemunhar a razão da sua esperança em Cristo (1 Pedro 3:15).

Através da nossa experiência pessoal e testemunho podemos incentivar outras pessoas a buscarem conhecer a Deus melhor, seguindo-O pessoalmente.

Veja aqui: Como pregar a Palavra de Deus?

Mas, por onde começar?

Comece por dizer como você era antes de ter compreendido a graça e o amor de Deus por sua vida. Comente como Ele lhe transformou em alguém melhor. Tente se lembrar como foram os primeiros passos da sua jornada com Cristo.

De maneira simples, reflita, anote e tente:

  • Falar como foi a sua experiência ao conhecer Deus mais pessoalmente;
  • Relatar o que o Senhor tem feito em sua vida;
  • Mencionar como a presença d'Ele tem tornado você uma pessoa diferente;
  • Contar as bençãos recebidas e os desafios enfrentados na caminhada com Jesus.

Será que o meu testemunho é importante?

Os testemunhos de fé são diferentes mas todos são edificantes. Não importa se houve um grande milagre, cura ou nada aparente exteriormente, na sua experiência. O maior milagre que Jesus Cristo operou em nós foi a Salvação. Certamente, você pode contar como a sua forma de ver o mundo mudou. Como consegue compreender o plano de Deus para resgatar-nos, a partir da compreensão da Sua Palavra. Como Ele deu significado a sua vida. Como encheu seu coração de alegria! Etc...

Naturalmente, são histórias que diferem de pessoa para pessoa, mas é muito provável que isso tenha lhe impactado de uma forma inesquecível. O verdadeiro encontro com Deus é marcado por uma transformação interior que supera as demais mudanças que Cristo opera exteriormente.

Mesmo para os que nasceram em lares cristãos, certamente, houve um momento de encontro, de conscientização da sua condição e se entregaram a Jesus. Fale sobre as mudanças que isso fez em seu caráter e coração.

Partilhe o antes mas, principalmente, o depois de Cristo

Mencione o passado apenas como forma de diferenciar o que Deus fez de novo em você. Há muitas pessoas que, ao testemunharem a sua fé, dão muita ênfase àquilo que eram ou ao que faziam antes da sua conversão. Esse realce pode dar a entender que aquele tempo foi mais significativo ou importante. Lembre-se que todo o passado sem Jesus foi apenas um percurso, que serviu para lhe conduzir até Deus. A nova vida que Ele trouxe até você, essa sim, merece ser destacada.

Veja também: Como evangelizar?

Está escrito: "Cri, por isso falei".

Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos...

2 Coríntios 4:13

As primeiras testemunhas da fé

Desde o Antigo Testamento muitos testemunharam acerca da sua fé em Deus e das mensagens que recebiam da parte d'Ele. Os primeiros profetas, alguns mensageiros e até alguns reis deram testemunho da sua confiança, da Lei e dos feitos de Deus. Vejamos alguns exemplos mais antigos (Hebreus 11:2):

  • Abel - Por meio da oferta dedicada ao Senhor, Abel deu bom testemunho do seu amor, dedicação e reverência a Deus (Hebreus 11:4 e Gênesis 4:3-7).
  • Moisés - Deu testemunho ao faraó e ao povo de Israel acerca do que Deus faria e da Sua Lei (Deuteronômio 29). Também profetizou acerca de Jesus Cristo (Atos dos Apóstolos 7:37).
  • Josué e Calebe - Esses dois exploradores deram bom testemunho da terra que foram expiar (Números 14:6-9). Depois de possuírem a terra prometida, Josué também testemunhou que ele e a sua casa serviriam ao Senhor (Josué 24:14-15).
  • Davi - Durante o cerco dos filisteus, quando Golias afrontava o exército de Israel, Davi se dispôs a enfrentá-lo. Embora fosse bastante jovem, deu testemunho de como Deus o tinha livrado de um leão e de um urso, e que confiava que Deus o ajudaria contra o gigante também. Antes disso, um servo do rei Saul dá testemunho de Davi (1 Samuel 16:18)
  • Ana - Depois de orar com amargura de alma, pedindo por um filho, Ana pôde testemunhar o que Deus lhe fez (1 Samuel 1:26-28 e 1 Samuel 2:1-10).
  • A menina escrava, serva de Naamã - A milagrosa história de cura do general sírio Naamã só aconteceu porque uma menina deu testemunho do Deus de Israel (2 Reis 5:2-3); depois o próprio general deu testemunho (2 Reis 5:15-18).
  • Nabucodonosor - Rei da Babilônia testemunha a sua experiência com Deus (Daniel 4:1-3). Reconhece que Deus é justo e corrige aos arrogantes (Daniel 4:34-37)
  • Esdras e Neemias - Esdras era um sacerdote e Neemias era um copeiro do rei persa e tornou-se um governador, uma autoridade enviada para reconstruir os muros de Jerusalém. Este era um homem de oração, patriota, cheio de coragem e perseverança. Após o exílio, o bom testemunho desses homens, deu início a uma reforma estrutural e espiritual no meio do povo de Deus (Neemias 8:8-10).

Os Discípulos e primeiros cristãos como testemunhas

E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio.

João 15:27

Ao longo de todo o Novo Testamento vemos inúmeros relatos e testemunhos de pessoas que tiveram as suas vidas marcadas por encontrarem-se com Jesus Cristo. Alguns desses testemunhos foram registrados nos Evangelhos e outros livros do NT, mas sabemos que esses registros são apenas uma pequena parcela de tudo aquilo que Jesus fez (João 20:30-31).

Os discípulos de Jesus foram os primeiros a testemunhar as Boas Novas que Ele pregou. Muitos deles deram as suas vidas por causa do testemunho de Cristo. Durante o ministério, eles foram preparados e enviados para anunciar a mensagem da salvação do Senhor. Jesus também os alertou que seriam perseguidos, testemunhariam diante de autoridades e governantes. Mas o mais importante, Ele está conosco sempre (Mateus 28:20) e também nos dá as palavras certas para falar:

Será para vocês uma oportunidade de dar testemunho.

Mas convençam-se de uma vez de que não devem preocupar-se com o que dirão para se defender.

Pois eu lhes darei palavras e sabedoria a que nenhum dos seus adversários será capaz de resistir ou contradizer.

Lucas 21:13-15

testemunho: como e por que testemunhar?

Seja um testemunho vivo!

Testemunhe a sua fé e não se cale (Atos dos Apóstolos 18:9-10)! Mesmo que o mundo, pessoas descrentes, ideologias e cosmovisões humanas tentem negar a existência de Deus é impossível negar que Ele vive na vida de Seus filhos! São milhares e milhares de testemunhos e histórias de transformação ao redor do mundo todo. Cristo salva, liberta e opera milagres por toda a parte, sem fazer acepção de pessoas, nacionalidades, cor ou condição social.

  • Viva o Evangelho - Seja um cristão na prática (Tiago 1:22-25)
  • Ore e não se reprima - Não se contenha diante de tudo que tem ouvido e visto (Atos dos Apóstolos 5:32)
  • Deus lhe escolheu, por isso você já é uma testemunha do que tem aprendido com Ele (Atos dos Apóstolos 22:14-15)
  • Não se envergonhe da sua fé! (Romanos 1:16) Revista-se com a Palavra de Deus.

Não deixe de falar o que aprende na Bíblia sagrada (Josué 1:8), nem o que Ele fez por você. Ninguém melhor que você para relatar como Ele tem agido na sua própria vida. Expresse, viva, pratique o amor que Jesus Cristo ensinou. O mundo precisa conhecer a Verdade (João 14:6). E você pode ser usado como uma ponte para aproximar pessoas da fé verdadeira em Cristo. Todos que convivem contigo devem saber o quanto Ele tem lhe feito bem.

Leia aqui também: Não me envergonho do Evangelho, e você?