As más companhias corrompem os bons costumes - o que isso significa?

A Bíblia ensina que nossas amizades podem nos influenciar de muitas maneiras. Quando passamos muito tempo com más companhias, podemos adquirir seus maus hábitos. Por isso, precisamos tomar cuidado com nossas amizades.

Não podemos evitar as amizades com pessoas que não são crentes. Na verdade, Jesus nos enviou para sermos luz entre aqueles que ainda não o conhecem (João 17:17-18). Somente através do contato poderemos partilhar o evangelho. Nossa missão é viver no mundo sem sermos contaminados por ele.

Leia também: um cristão pode ter amigos não cristãos?

Então, do que 1 Coríntios 15:33 fala? As más companhias estão em todo lado! Mas o livro de 1 Coríntios trata principalmente de más companhias… dentro da igreja.

Maus princípios são más companhias

Em 1 Coríntios 5:9-11 encontramos uma explicação que nos ajuda a entender melhor as más companhias. As amizades que devemos evitar são com pessoas que dizem seguir a Cristo mas não mostram isso em suas vidas. Essas pessoas são muito perigosas para a vida espiritual dos crentes.

Em um mundo dominado pelo pecado, os cristãos devem ser diferentes. Suas vidas devem ser um exemplo de como Jesus nos transforma. Quando uma pessoa diz ser cristã mas vive no pecado e promove maus comportamentos entre outros crentes, isso não é nada bom. Essa pessoa poderá destruir muitos crentes, que podem ser enganados a seguir seu exemplo.

Se uma pessoa que faz parte da igreja vive no pecado e ninguém diz que isso é errado, outros crentes poderão achar que não tem problema. Assim, por causa de uma má companhia, várias pessoas poderão cair no pecado. O ensinamento que receberam do evangelho será corrompido por práticas erradas. Por isso, é muito importante entender quando algo é errado e, se a pessoa insiste no pecado sem querer mudar, é melhor manter distância, para não ser influenciado.

Veja também: o que é amizade verdadeira segundo a Bíblia?

Nas nossas amizades com descrentes, sabemos que devemos estar de alerta, para não recebermos influências erradas. Mas, nas amizades com cristãos costumamos baixar a guarda. O ambiente cristão deve ser um ambiente seguro, onde as pessoas sabem que não vão aprender hábitos errados. As más companhias entre cristãos corrompem essa segurança.

A Bíblia nos ensina o caminho correto para nossa vida. Se nossas companhias nos corrompem e desviam do caminho de Deus, devemos procurar companhia melhor.