Qual o significado da Santa Ceia?

A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz. Jesus mandou tomar a Ceia para lembrar o que Ele fez por nós. Quem toma a Ceia do Senhor está mostrando que aceitou o sacrifício de Jesus pelos seus pecados.

É fácil esquecer o milagre de Jesus no cotidiano. A Santa Ceia é um momento para lembrar de novo que Ele morreu por você. É um tempo para refletir e agradecer Seu sacrifício e colocar as coisas em perspectiva.

Veja também: Quando devemos celebrar a Ceia?

Quais os símbolos da Ceia do Senhor?

Os símbolos da Ceia do Senhor são o pão e o vinho. Jesus pegou em coisas simples e fáceis de encontrar, para não tornar a Ceia num ritual muito complicado. O pão e o vinho não se tornam mesmo na carne e no sangue de Jesus, são só símbolos. O importante não é a comida em si mas o que representa.

  • Pão – Jesus disse que o pão simboliza Seu corpo, que foi quebrado por nós. Na cruz Ele sofreu muita dor, tudo por amor a nós. Ele sofreu a dor que nós merecemos, em nosso lugar (Lucas 22:19).
  • Vinho – representa a nova aliança entre você e Deus. No Velho Testamento, uma aliança era selada com um sacrifício, onde o sangue de um animal era derramado. O sangue de Jesus, que foi todo derramado quando morreu, ao mesmo tempo pagou nossos pecados e estabeleceu uma nova aliança entre nós e Deus (Lucas 22:20).

Quando você come o pão e bebe o vinho, você mostra ao mundo que Cristo morreu por você (1 Coríntios 11:26). O sacrifício de Jesus pagou o preço por seus pecados e agora Ele vive dentro de você. Simbolicamente, é como se você tivesse morrido na cruz e ressuscitado com Jesus.

Atenção: Jesus não deu indicações específicas sobre o tipo de pão ou vinho que se deve usar, nem os tamanhos das porções, nem a melhor forma de partilhar e comer a comida, nem a frequência com que se deve tomar. Tudo isso é secundário e fica ao critério de cada igreja como fazer. O mais importante é o que a Ceia representa, não a forma exata como se toma.

Na Santa Ceia deve haver apenas um pão e apenas um cálice?

Quem pode tomar a Santa Ceia?

Se você aceitou Jesus como seu senhor e salvador, você pode tomar a Santa Ceia. É importante compreender o que Jesus fez por você, a Ceia é para quem é salvo. Não tem sentido tomar se você não acredita ou não aceitou Jesus, porque a Ceia é mostrar que você já aceitou Jesus. Tomar sem crer é desrespeitar Jesus; a Bíblia diz que é errado. Por isso, é importante se examinar antes de tomar a Ceia.

Leia mais aqui: quem pode tomar a Santa Ceia?