Quando devemos celebrar a Ceia?

A Bíblia não diz exatamente quando devemos celebrar a Ceia, nem com que regularidade. Cada igreja pode decidir quando acha melhor tomar a Ceia. O mais importante é tomar a Ceia e lembrar o seu significado e importância.

Quando foi a primeira Ceia?

A primeira Ceia foi na época da Páscoa, no dia antes de Jesus ser crucificado. Durante o jantar, Jesus deu o pão e o vinho aos seus discípulos, explicando que representavam seu corpo e seu sangue. Ele mandou que os discípulos fizessem isso para lembrar sempre do seu sacrifício (Lucas 22:19-20).

Veja aqui: qual o significado da Santa Ceia?

Depois do Pentecostes, a igreja primitiva passou a celebrar a Ceia com regularidade. A Ceia normalmente era celebrada durante um jantar da igreja na casa de alguém. A Bíblia não diz com que regularidade a igreja primitiva tomava a Ceia.

Quando é melhor celebrar a Ceia?

Bíblia só diz para tomar a Ceia, não dá nenhuma indicação sobre datas para celebrar. Não é melhor nem pior celebrar a Ceia todas as semanas, uma vez por mês, de três em três meses, duas vezes por ano ou só uma vez por ano. Desde que seja celebrada, cada igreja tem liberdade para escolher quando.

Normalmente, a Ceia acontece na reunião domingo, quando os membros da igreja estão reunidos. Nas igrejas onde não é celebrada todos os domingos, geralmente se escolhe a data para a Ceia de acordo com a agenda da igreja. Nesses casos, é bom escolher um domingo quando não há muitas outras coisas marcadas, para dar tempo para refletir sobre a importância da Ceia.

Veja também: quem pode tomar a Santa Ceia?

Independentemente de quando é celebrada, a ceia é um ato muito importante que deve ser respeitado. Mesmo celebrando em dias diferentes, todas as pessoas que tomam a Ceia estão obedecendo ao mandamento de anunciar a morte de Jesus até que ele volte (1 Coríntios 11:26).