Quem pode tomar a Santa Ceia?

De acordo com a Bíblia, se você é salvo, você pode tomar a Santa Ceia. Cada um deve examinar a si mesmo antes de participar da Santa Ceia.

Jesus instituiu a Santa Ceia para que seus seguidores se lembrassem sempre de seu sacrifício na cruz (Lucas 22:19-20). Não podemos nos esquecer da importância da morte de Jesus por nossos pecados.

Veja aqui: qual o significado da Santa Ceia?

Tomar a Ceia do Senhor é dizer que você reconhece que Jesus morreu por seus pecados e que agora você faz parte de sua família. Para o descrente não faz sentido nenhum participar da Ceia. A Santa Ceia não é apenas um ritual cultural, é uma declaração de fé. Tomar a Ceia sem crer é desrespeito.

Em algumas igrejas, apenas permitem que pessoas batizadas participem da Santa Ceia. Isso acontece porque quando uma pessoa é batizada, ela reconhece publicamente que aceitou Jesus como seu salvador. As igrejas assumem que quem não está pronto para se batizar ainda não fez um compromisso sério de seguir Jesus.

Veja também: o que a Bíblia diz sobre o batismo?

O que significa “se examinar” antes de tomar a Santa Ceia?

1 Coríntios 11:28-29 diz que antes de tomar a Santa Ceia, cada pessoa deve examinar sua situação perante Deus. Quem continua agindo de forma errada, sem querer se consertar com Deus, se condena quando toma a Ceia. Essa pessoa reconhece que Jesus morreu para libertar do pecado mas quer continuar no pecado. A Santa Ceia é um tempo para pedir perdão a Deus.

Leia aqui: Deus perdoa a todos?

A condenação aqui é um castigo de Deus para disciplinar. Reconhecer o pecado, pedir perdão e se esforçar para mudar é essencial para o crescimento espiritual. Quem não faz isso ficará espiritualmente fraco (1 Coríntios 11:30-32). Deus nos ama. Por isso, Ele castiga seus filhos, para que possam aprender a viver de maneira certa. Quem está arrependido e pede perdão a Deus pode tomar a Ceia, mas deve se esforçar para mudar sua situação de pecado.

Se examinar antes de participar da Santa Ceia é uma coisa pessoal. Jesus não impediu Judas de tomar a Ceia, mesmo sabendo que ele o iria trair. Não há base bíblica para a liderança da igreja impedir alguém de tomar a Ceia mas devemos respeitar as autoridades.

Descubra aqui: quem não é batizado pode tomar a Santa Ceia?

Se você foi impedido de participar da Santa Ceia, converse com a liderança para descobrir porquê. Tente regularizar a situação. Participar da Ceia do Senhor é um ato importante e Deus não quer que você viva atormentado pela culpa (João 3:17).