Quem não é batizado pode tomar a Santa Ceia?

A Bíblia diz que a Santa Ceia é para os salvos. Não tem nenhuma regra clara na Bíblia sobre ser batizado para tomar a Santa Ceia. No entanto, o batismo é o sinal oficial que a pessoa crê em Jesus e o aceitou como seu salvador. Por isso, muitas igrejas só dão a Ceia a quem é batizado.

A única regra clara na Bíblia sobre a Santa Ceia é que é para os salvos. Quem toma a Ceia está dizendo que crê que Jesus morreu por seus pecados, que ressuscitou e que um dia vai voltar (1 Coríntios 11:26). Para quem não acredita nisso, não tem sentido participar da Santa Ceia.

Veja também: quem pode participar da Santa Ceia?

Então por que algumas igrejas só dão a Ceia para quem é batizado?

O batismo é uma forma de anunciar publicamente que a pessoa se converteu e agora vive para Jesus. Na Bíblia as pessoas eram batizadas quando se convertiam, para marcar essa mudança de vida de forma oficial (Atos dos Apóstolos 8:36-38).

Muitas pessoas ouvem o evangelho e até vão para a igreja regularmente mas ainda não tomaram a decisão de seguir Jesus. Para evitar que a Ceia seja tomada sem o devido respeito ou se torne apenas um ritual cultural, muitas igrejas dizem que apenas quem é batizado pode tomar.

Na verdade, tanto o batismo quanto a Santa Ceia são dois rituais muito importantes na vida do crente. Jesus mandou fazer os dois. Todo que ama Jesus deve querer se batizar e participar da Ceia.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre o batismo?

A Bíblia diz que cada um deve examinar a si mesmo antes de tomar a Santa Ceia (1 Coríntios 11:28). A responsabilidade de tomar a Ceia é de cada um. Se você crê que foi salvo por Jesus, pode tomar a Ceia. Mas se você ainda não foi batizado, procure também se batizar quanto antes. Se sua igreja só deixa tomar a Santa Ceia depois de batizado, respeite isso mas converse com os líderes da igreja para regularizar a situação.