Significado de adoração na Bíblia

A Bíblia ensina que só devemos adorar a Deus. A verdadeira adoração vem do coração, não é só um ato exterior. Quem adora outro que não seja Deus, rejeita a Deus.

Adoração é mostrar amor e respeito, se dedicando totalmente a Deus. Só Deus merece tanta dedicação e reverência, porque Ele nos criou e é soberano sobre tudo. Mais ninguém merece adoração (Lucas 4:8).

Jesus respondeu: "Está escrito: 'Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto'".
- Lucas 4:8

A adoração vem de dentro e é mostrado em atos que fazemos. Podemos adorar individualmente ou em grupo, com outras pessoas que amam a Deus. Mas atos de adoração que não são sinceros não são adoração, só ritual sem valor (João 4:23).

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
- João 4:23

Algumas formas de adoração são:

  • Louvar – agradecer a Deus, lembrando como Ele é bom e tudo que fez por nós. Podemos louvar cantando, orando, escrevendo, até dançando! Veja aqui como louvar a Deus.
  • Estudar a Bíblia – quem adora a Deus quer conhecer mais sobre Ele e o que O agrada, por isso lê a Sua Palavra.
  • Obedecer – guardar seus mandamentos e aplicá-los à vida diária. Isso significa submeter-se à vontade de Deus (Romanos 12:1).
  • Rejeitar o pecado – Deus odeia o pecado. Quem O adora não O quer entristecer, por isso lutará contra o pecado, com a ajuda de Jesus.
  • Amar os outros – quando ajudamos uns aos outros em amor, adoramos a Deus, que ama a todos (1 João 4:11-12).
  • Ir à igreja – na igreja adoramos a Deus todos juntos, de várias maneiras. Mostramos adoração tirando tempo só para Ele, em comunidade.

Veja também: o que é adorar em espírito e em verdade.