Qual é o sentido da vida? Qual é nosso propósito?

A Bíblia diz que o sentido da vida está em Deus. Ele nos criou para O louvarmos e termos um relacionamento com Ele (Efésios 1:5-6). Através de Jesus, encontramos sentido para a vida.

Deus é o Criador da vida, por isso é Ele que dá sentido à vida. Deus nos criou para Seu louvor (Isaías 43:20-21). Ele nos formou de maneira especial, para mostrar Sua glória e Seu amor através de nós. Esse é o grande sentido da vida.

A única coisa que pode preencher o vazio da vida é um relacionamento com Deus. Em Deus encontramos paz, satisfação e felicidade. Nada mais pode dar verdadeiro sentido à vida. O amor de Deus dá sentido à vida.

Por causa do pecado a humanidade se afastou de Deus (Romanos 3:23-24). O pecado deixa um grande vazio em nosso coração, porque nos tira daquele que dá sentido a nossas vidas. Tentamos preencher o vazio com outras coisas, como dinheiro, família e sucesso, mas essas coisas nunca nos satisfazem totalmente (Eclesiastes 2:11). Só Deus dá sentido à vida.

Jesus veio para podermos voltar a ter um relacionamento com Deus. Na cruz ele levou o castigo pelos pecados. Agora quem se arrepende de seus pecados e aceita Jesus como seu salvador volta a estar unido com Deus. A vida ganha sentido!

Veja também: por que Deus enviou Jesus à terra?

Os objetivos da vida com Deus

Deus é quem dá sentido a tudo que fazemos na vida. Quando colocamos Jesus como o nosso 'norte´da bússola, não ficamos desorientados e através da sua direção podemos alcançar grandes coisas. Quem ama Jesus tem vários grandes objetivos, que acrescentam valor e sentido à vida na terra:

  • Obedecer a Deus – os mandamentos de Deus são bons e nos ajudam a viver segundo um propósito – Eclesiastes 12:13
  • Proclamar o evangelho – outras pessoas também precisam encontrar o sentido para a vida! - Mateus 28:18-20
  • Desfrutar da vida – sem Deus, os prazeres da vida não nos completam; mas, com Deus, podemos encontrar verdadeira satisfação em todas as coisas boas que Deus nos dá, até nas mais simples – Eclesiastes 5:18-19
  • Amar os outros – o amor por outras pessoas dá muito mais sentido à vida, ao amarmos o próximo estamos vivendo o propósito de Deus – Marcos 12:30-31
  • Multiplicar e governar a terra – fazer parte de uma família, trabalhar e cuidar de nosso mundo são coisas muito boas que ganham verdadeiro sentido em Jesus – Gênesis 1:27-28

Descubra aqui: o que Deus quer de mim?

Sentido da Vida

Quando buscamos primeiramente o Reino de Deus, Ele nos supre com todas as outras coisas; é surpreendente! Quando reconhecemos o amor de Deus, a vida passa a ter um sentido claro. Com isso, perdemos o medo e aumentamos a nossa confiança nele.

Assim como qualquer pessoa terá horas de alegria e dificuldade, também passaremos por momentos parecidos. A diferença está no que cremos - Jesus Cristo - passando a enfrentar os problemas com uma postura diferente. Jesus disse que teríamos aflições e dificuldades, mas Ele venceu o mundo e está do nosso lado, não temos o que temer.