O batismo deve ser por imersão?

O batismo pode ser por imersão mas a Bíblia não dá nenhuma regra sobre a forma correta de batizar. O importante é o batismo e o que significa, não tanto a forma como se batiza. A evidência indica que a imersão era a forma mais comum de batizar mas que outras formas eram praticadas.

Jesus foi batizado por imersão?

Sim, Jesus provavelmente foi batizado por imersão. A Bíblia conta que ele foi batizado dentro do rio Jordão. Jesus entrou na água para ser batizado (Marcos 1:9-10). Isso não seria necessário se seu batismo fosse só por aspersão.

O batismo por imersão por João também estaria de acordo com a tradição religiosa judaica. Os judeus faziam imersão em água para purificação ritual, de preferência com água corrente.

Veja aqui: como foi o batismo de Jesus?

Outros batismos na Bíblia

A Bíblia nunca diz a forma exata como alguém foi batizado. O eunuco provavelmente foi batizado por imersão por Filipe, porque pararam em um lugar com água (Atos dos Apóstolos 8:36-39). Todos os outros casos tanto podem ter sido por imersão como por aspersão. Não há forma de ter certeza.

A aspersão era outra forma de purificação ritual, normalmente usada na consagração dos sacerdotes do templo. Aspergir era uma forma mais cerimonial de mostrar purificação. O batismo por aspersão provavelmente era mais usado em lugares onde não havia muita água ou em pessoas que não podiam ser submersas por alguma razão.

Em Romanos 6:3-4 Paulo compara o batismo com a morte e a ressurreição. Aqui ele provavelmente está se referindo ao batismo por imersão, que é mais parecido com descer para a morte e subir para a ressurreição. Mas nada indica que o batismo por aspersão deve ser excluído ou é errado.

Veja também: qual a importância do batismo nas águas?

Provavelmente a imersão era o método preferido para batizar mas a aspersão também era aceitável. A Bíblia não revela uma forma exata para realizar o batismo, portanto não vale a pena fazer polêmica sobre o assunto.