Josué se casou? Quem foi a esposa de Josué?

Josué provavelmente se casou mas a Bíblia não diz nada sobre sua esposa nem se Josué teve filhos. A história de Josué se centra em seus feitos militares, não em sua vida pessoal, com a família.

Aruna, Ana, Raabe...?

Não encontramos o nome Aruna na Bíblia. A Bíblia não registra o nome da esposa de Josué (nem diz se ele teve ou não esposa!).Qualquer nome dado à esposa de Josué em alguma adaptação da história da Bíblia é invenção, para preencher os espaços em branco. É muito importante ver adaptações da Bíblia com espírito crítico, procurando na Bíblia para descobrir o que é verdade e o que é inventado (1 Tessalonicenses 5:21).

Como já vimos, o nome de Aruna não aparece na Bíblia. Também não há registro que Josué tivesse algum relacionamento com uma mulher chamada Ana na Bíblia. A primeira Ana que aparece na Bíblia é a mãe do profeta Samuel, que foi esposa de um homem chamado Elcana. A prostituta Raabe, que Josué poupou da destruição de Jericó, casou com um homem chamado Salmom e foi a mãe de Boaz, que casou com Rute. Nenhuma dessas mulheres foi esposa de Josué.

Leia aqui a história de Raabe.

No tempo de Josué, era raro um homem não se casar. No fim de sua vida, quando se estava despedindo do povo, Josué declarou que ele e sua família iriam continuar fiéis a Deus (Josué 24:15). Isso provavelmente significa que Josué casou e formou família. Como pai e chefe da família, ele teria o direito de falar pela família toda.

Josué teve filhos?

A única informação que a Bíblia nos dá sobre a família de Josué é o nome de seu pai, Num, e de sua tribo, Efraim (Deuteronômio 34:9). A Bíblia não diz se Josué teve filhos nem quantos foram. Os possíveis filhos e Josué não são relevantes para a história. Se Josué teve esposa ou descendentes, eles não fizeram nada de notável, que merecesse ser registrado na Bíblia.

Veja aqui a história de Josué.

Como Josué não era rei, seus filhos não tinham o direito de herdar sua posição de liderança, assim como os filhos de Moisés não herdaram a liderança. O governo do povo de Israel nesse tempo passava para quem fosse escolhido por Deus e revelasse grande capacidade de liderança. O próximo líder de Israel foi Otoniel, sobrinho de Calebe, e não algum parente de Josué (Juízes 3:9).