Josué se casou? Quem foi a esposa de Josué?

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pastor Batista

Josué provavelmente se casou, mas a Bíblia nada diz sobre a sua esposa e nem se Josué teve filhos. A história de Josué se concentra em seus feitos militares e não na sua vida pessoal, nem na sua família.

Aruna, Ana, Raabe...?

A Bíblia não registra o nome da esposa de Josué, nem diz se ele teve esposa. Qualquer nome dado à esposa de Josué em alguma adaptação da história da Bíblia é um acréscimo, para preencher as lacunas do relato bíblico.

O nome Aruna não aparece na Bíblia. Também não há registro de que Josué tivesse algum relacionamento com uma mulher chamada Ana na Bíblia. A primeira Ana que aparece na Bíblia é a mãe do profeta Samuel, que foi esposa de um homem chamado Elcana. A prostituta Raabe, que Josué poupou da destruição de Jericó, casou com um homem chamado Salmom e foi a mãe de Boaz, que casou com Rute. Nenhuma dessas mulheres foi esposa de Josué.

Leia aqui a história de Raabe.

É muito importante ver as adaptações artísticas ou literárias da Bíblia com espírito crítico. Essas adaptações, muitas vezes, usam um recurso aceito na literatura, chamado "licença poética". O escritor, nesses casos, tem a liberdade de acrescentar fatos, informações ou linguagem que não correspondem à realidade ou ao texto original.

Por isso é muito importante olhar para essas adaptações consultando sempre a Bíblia para descobrir o que é verdade, segundo o relato bíblico, e o que é acréscimo (1 Tessalonicenses 5:21).

Por outro lado, também devemos considerar que as adaptações artísticas da Bíblia possuem alguns aspectos positivos. A divulgação das histórias contadas na Palavra de Deus e o estímulo que elas produzem nas pessoas de querer conhecer mais a Bíblia, são fatores positivos a serem considerados.

Josué teve filhos?

A Bíblia não diz se Josué teve filhos nem quantos foram. No tempo de Josué, era raro um homem não se casar. No final da sua vida, quando estava se despedindo do povo, Josué declarou que ele e sua família iriam continuar fiéis a Deus (Josué 24:15). Isso provavelmente indica que Josué casou e teve filhos. Como pai e chefe da família, ele teria o direito de falar pela família toda.

A única informação que a Bíblia nos dá sobre a família de Josué é o nome de seu pai, Num, e de sua tribo, Efraim (Deuteronômio 34:9). Os possíveis filhos de Josué não são relevantes para a história. Se Josué teve esposa ou descendentes, eles não fizeram nada de notável, que merecesse ser registrado na Bíblia.

Veja aqui a história de Josué.

Como Josué não era rei, seus filhos não tinham o direito de herdar sua posição de liderança, assim como os filhos de Moisés não herdaram a liderança. O governo do povo de Israel nesse tempo passava para quem fosse escolhido por Deus e revelasse grande capacidade de liderança. O próximo líder de Israel foi Otoniel, sobrinho de Calebe, e não algum parente de Josué (Juízes 3:9).

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Bacharel em Teologia com ênfase em Teologia Histórico-Sistemática e Aconselhamento pelo Seminário Teológico de Gramado (RS, Brasil) e Mestrando em Estudos Teológicos pelo Seminário Teológico Baptista de Lisboa (Portugal). Pastor batista desde fevereiro de 1994.