O que é a Arca da Aliança? Qual é seu significado?

A Arca da Aliança era um baú que guardava os Dez Mandamentos, onde Deus se revelava ao povo. A Arca representava a presença de Deus e era um símbolo religioso muito importante. Hoje em dia não precisamos mais da Arca da Aliança para entrar na presença de Deus.

Como era a Arca da Aliança?

A Arca da Aliança foi construída por um artesão chamado Bezalel, por ordem de Moisés, que recebeu de Deus as instruções de seu formato.

arca da aliança

A Arca da Aliança era um baú retangular feito de madeira de acácia e revestido por dentro e por fora de ouro. Tinha 1 metro e 10 centímetros (2,5 côvados) de comprimento e 70 centímetros (1,5 côvados) de largura e altura. Seus lados tinham uma moldura de ouro puro à volta (Êxodo 25:10-11). A tampa da Arca era de ouro e tinha dois querubins virados um para o outro, cujas asas cobriam a tampa (Êxodo 25:17-20).

Veja aqui: o que são querubins?

Dentro da Arca estavam guardados: as duas tábuas onde Deus escreveu os Dez Mandamentos, representando a Lei de Deus; um jarro de maná, representando a provisão de Deus; e a vara de Arão que floresceu, como aviso contra a rebeldia.

Nos quatro pés da Arca havia quatro argolas para segurar duas varas de madeira revestidas de ouro. Essas varas serviam para carregar a Arca sem tocar nela. Antes de ser transportada, os sacerdotes cobriam a Arca com couro e com um pano azul (Números 4:5). Apenas os levitas do clã de Coate podiam carregar a Arca.

A Arca ficava guardada em uma ala especial do tabernáculo, que era o Lugar Santíssimo. Ninguém podia entrar no Lugar Santíssimo, exceto o sumo sacerdote uma vez por ano, para oferecer sacrifícios pelos pecados de Israel. Mais tarde, a Arca da Aliança ficou no Lugar Santíssimo do templo que Salomão construiu (1 Reis 8:6-7).

Veja também: como era o tabernáculo? Qual era seu significado?

Para que servia a Arca da Aliança? Qual era seu significado?

A Arca da Aliança servia para lembrar o povo que Deus estava presente entre eles. A Arca em si não tinha poder nenhum. Uma vez, ela até foi capturada pelos filisteus! Mas quando as pessoas pensavam na Arca, lembravam de Deus, de Sua glória, de Seus mandamentos e de Sua provisão.

A Arca também representava a pureza de Deus. Quem tocasse na Arca indevidamente morria (1 Samuel 6:19-20). Nada imperfeito pode entrar na presença de Deus. Apenas quem foi purificado de seus pecados pode se aproximar de Deus.

Descubra aqui: onde está a Arca da Aliança?

A Arca da Aliança desapareceu, provavelmente no tempo quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios. Mas não precisamos mais da Arca (Jeremias 3:16-17). Agora a lei de Deus está escrita no coração de quem aceita Jesus como salvador. Jesus nos purificou dos pecados e podemos andar continuamente na presença de Deus.