Onde está a Arca da Aliança?

Ninguém sabe onde está a Arca da Aliança. Ela desapareceu alguns séculos antes da vinda de Jesus. A Bíblia não conta o que aconteceu com a Arca da Aliança mas diz que não precisamos mais dela, porque agora temos Jesus.

O que aconteceu com a Arca da Aliança?

Em certa altura da História de Israel, a Bíblia deixa de falar sobre a Arca da Aliança. A última referência à Arca foi no reinado de Josias, descendente de Davi, que fez uma reforma religiosa e restaurou o templo. Josias mandou que os levitas parassem de levar a Arca de um lado para outro e a devolvessem ao templo, onde pertencia (2 Crônicas 35:3).

Veja aqui mais sobre a importância da Arca da Aliança na Bíblia.

No tempo dos netos de Josias, Jerusalém foi invadida por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ele destruiu o templo e levou seus utensílios para a Babilônia (2 Crônicas 36:17-19). No entanto, a Bíblia não diz o que aconteceu com a Arca da Aliança. Assim, surgiram três teorias principais sobre o que aconteceu:

1. Nabucodonosor levou a Arca

Nabucodonosor pode ter levado a Arca da Aliança para a Babilônia, junto com os outros objetos do templo. A Arca era uma obra de arte valiosa e o símbolo do Deus de Israel. Levá-la para sua terra representaria sua vitória total sobre o povo de Israel.

No entanto, seria estranho que a Bíblia não falasse desse acontecimento, quando conta em detalhe sobre todas as outras coisas que foram levadas (2 Reis 25:13-17). Além disso, quando os israelitas voltaram do exílio na Babilônia, eles trouxeram consigo os utensílios do templo mas não trouxeram a arca. Se a Arca estivesse na Babilônia, os judeus nunca a deixariam lá.

Veja também: quem foi Nabucodonosor?

2. A Arca foi destruída

Nabucodonosor pode ter mandado destruir a Arca da Aliança, junto com o templo. A presença da Arca encorajava os judeus, que a levavam para as batalhas. Destruir a Arca da Aliança seria uma boa forma de destruir a esperança dos judeus e impedi-los de se revoltarem.

Mais uma vez, o silêncio da Bíblia é estranho. A destruição da Arca seria um acontecimento muito sério, digno de ser registrado.

3. A Arca foi escondida

Os judeus podem ter escondido a Arca da Aliança antes da chegada de Nabucodonosor, para a proteger. Isso seria uma boa ideia, se achassem que a Arca corria o perigo de cair nas mãos dos inimigos.

Existem muitas teorias sobre onde a Arca da Aliança poderá estar escondida mas ninguém a encontrou até hoje. Uma lenda sugere que o profeta Jeremias a escondeu. Outras pessoas acreditam que foi escondida pelo próprio Deus. Mas a Bíblia não diz nada sobre o assunto.

Descubra aqui mais sobre a história de Jeremias.

Existem outras teorias sobre o que aconteceu com a Arca da Aliança mas essas teorias não têm muito fundamento. As três teorias explicadas acima são as mais prováveis. A verdade é que atualmente ninguém sabe onde está a Arca da Aliança.

É possível encontrar a Arca da Aliança?

Não é muito provável que alguém encontre a Arca da Aliança. Também não é necessário. Jeremias 3:16 diz que a Arca da Aliança não é mais importante. Antigamente, Deus manifestava Sua presença junto da Arca mas depois Ele se manifestou através de Jesus.

A Arca da Aliança era apenas um símbolo daquilo que iria chegar depois. Agora Deus está presente no coração de cada crente. Em Apocalipse 11:19 a Arca da Aliança é usada para representar a presença de Deus no Céu.