O que a Bíblia diz sobre a filha de Jairo?

De acordo com a Bíblia, Jesus realizou três milagres relacionados a ressuscitar mortos, o filho de uma viúva (Lucas 7:14-15) e Lázaro (João 11:43-44) e a filha de Jairo.

Onde está registrado na Bíblia?

Encontramos o registro da ressurreição da filha de Jairo nos três Evangelhos sinóticos: Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56. Marcos e Lucas descrevem com mais profundidade este acontecimento, enquanto que Mateus faz um relato mais simples.

Jesus realizou o milagre da ressurreição da filha de Jairo, porém em nenhum dos Evangelhos há registro acerca do nome dela.

Em que lugar ocorreu este milagre?

Jesus estava voltando da região de Decápolis, pelo mar da Galiléia, chegando assim na cidade de Cafarnaum. Quando chegou na cidade, pessoas se juntaram à sua volta. No meio de conversas, Jairo aproximou-se de Jesus e pediu que Ele curasse sua filha (Marcos 5:22-23). Jairo era o chefe de sinagoga, ou seja, um homem importante, com tarefas relevantes entre os judeus piedosos, tais como organizar as atividades religiosos na sinagoga.

Mapa região Galiléia

Qual era a doença e a idade da filha de Jairo?

Não temos informações na Bíblia sobre que doença era, mas dado o desespero do pai, podemos imaginar que tratava-se de algo muito grave ou que havia debilitado a sua saúde profundamente. Em Marcos 5:42 lemos que a menina tinha doze anos de idade.

Quem era Jairo?

Jairo era judeu e um dirigente na sinagoga. Possivelmente de origem hebraica, o nome Jairo pode ser traduzido como: “Deus ilumina”. Ele tinha uma função importante e por isso era uma pessoa influente, possivelmente ensinava, aconselhava e instruía o povo consoante a Lei. Além disso, interpretava as Escrituras e conduzia a sinagoga na direção de culto, nas liturgias. Era um homem inteligente, estudioso e respeitado por todos.

Jairo é mencionado na Bíblia, nos três evangelhos: Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56. Além desses, não há muitos outros detalhes sobre a vida e família de Jairo na Bíblia. Mas o que podemos depreender da história é que ele era um pai dedicado, que amava sua filha e acreditava no Senhor Jesus.

A caminho da casa de Jairo

Jesus, então seguiu Jairo até sua casa, com a multidão cercando e seguindo Jesus (Marcos 5:24). Entretanto, durante o caminho até onde estava a filha de Jairo, houve um outro episódio de cura. Uma mulher que estava sofrendo com uma hemorragia (Marcos 5:25). Esta mulher foi curada depois de tocar no manto de Jesus (Marcos 5:28-29).

Saiba mais sobre os milagres de Jesus

Aquela mulher que interferiu no percurso de Jesus até a casa de Jairo sofria com uma hemorragia há doze anos. A mesma idade daquela menina, que agora, com a demora de Jesus pelo caminho acabara de falecer. Alguns deram a má notícia da pior maneira:
- "Jairo, a sua filha já morreu; não incomode mais o Mestre" (Lucas 8:49). Jairo só não entrou em pânico, porque o próprio Senhor Jesus encorajou-o a confiar e não temer.

Não tema, creia somente - Lucas 8:50

Jesus, quando chegou na casa de Jairo, viu muita gente chorando, se lamentando pela morte da menina. Ele disse:

“Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme” (Marcos 5:39).

Mas os que estavam ali começaram a zombar e rir de Jesus e Ele ordenou que saíssem todos, permanecendo apenas os pais da menina e os discípulos (Pedro, Tiago e João) que estavam com Ele.

Ao tocar a mão da menina, Jesus, do ponto de vista da lei de Moisés, comete um ato impensável, pois não se podia tocar em pessoas mortas (Números 19:11; Levítico 21:11). Jairo, sendo um líder judeu, sabia disso e Jesus, se fosse uma pessoa comum, deveria ser considerado impuro. Mas Jesus é aquele que purifica e traz vida! É impossível que a morte cause dano Àquele que é a própria Ressurreição e a Vida (João 11:25)

O encontro com a Vida

Jesus vai ao encontro da pequena morta e lhe dá vida novamente. Jesus restaura as esperanças dos pais e transforma uma família destroçada pela dor da enfermidade e da morte precoce de uma menina. Ele mostra a todos aqueles conhecidos que estavam ali presentes e a todos que ouviram falar daqueles acontecimentos, que não há nada impossível para Deus.

Mas toda essa restauração, curas e milagres que Jesus operou e opera são apenas vislumbres ou sinais de uma transformação muito superior que Ele veio trazer: a Vida Eterna.

Não sabemos muito mais sobre a menina, filha do Jairo. Provavelmente, cresceu e tornou-se uma adulta impactada pelo milagre que experienciou. O Seu encontro com Jesus deve tê-la transformado numa cristã fervorosa e grata a Deus. Mesmo não podendo confirmar essas cogitações, sabemos que, certamente, ela tornou a morrer fisicamente, assim como seus pais e toda aquela geração. Mas o que Jesus veio fazer, é para sempre e dura toda a eternidade. Mais do que ressuscitar o corpo físico, para vivermos simplesmente nesta vida, Ele quer ressuscitar-nos para vivermos eternamente com Ele. Jesus morreu a nossa morte, para podermos viver eternamente na presença de Deus. Essa é uma ressurreição espiritual, que leva-nos à vida plena que vai em direção à eternidade. É isso que Ele faz com todos que confiam Nele e se entregam a Deus com fé.

Tudo o que Jesus toca traz vida e transformação! Ele está acima de qualquer rito religioso e nos mostra que tudo é possível ao que crê e confia no Seu amor... Em meio à escuridão do seu sofrimento, lembre-se: Cristo é a Luz da vida. Ele ilumina os nossos corações e dá-nos um alvo eterno. Ele lhe ama e quer lhe dar uma nova vida, repleta de esperança e paz, na Sua presença!

Leia aqui: O que significa: "Eu sou a ressurreição e a vida"?