O que a Bíblia diz sobre a filha de Jairo?

De acordo com a Bíblia, Jesus realizou três milagres relacionados a ressuscitar pessoas mortas e a filha de Jairo é uma delas! Os outros dois foram: o filho de uma viúva (Lucas 7:14-15) e Lázaro (João 11:43-44).

Onde está registrado na Bíblia?

Podemos encontrar o registro da ressurreição da filha de Jairo nos três Evangelhos: Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56. Interessante perceber que Marcos e Lucas são quem descrevem com mais profundidade este acontecimento, enquanto que Mateus faz um relato mais simples.

Podemos afirmar, baseado no evangelho de Marcos, que foi Jesus quem realizou o milagre da ressurreição da filha de Jairo, no entanto, não há registros do nome dela.

Em que lugar ocorreu este milagre?

Jesus estava voltando da região de Decápolis, pelo mar da Galiléia, chegando assim na cidade de Cafarnaum. Quando Jesus já estava na cidade, pessoas se juntaram à sua volta. No meio de conversas, Jairo aproximou-se de Jesus e pediu que Ele curasse sua filha (Marcos 5:22-23). Jairo era um chefe de sinagoga, ou seja, um homem importante, com tarefas importantes tais como organizar as atividades da sinagoga.

Mapa região Galiléia

Qual era a doença e a idade da filha de Jairo?

Não temos informações na Bíblia sobre o que a doença era, mas podemos imaginar que tratava-se de algo muito grave. Como podemos ler em Marcos 5:42, a idade dela é doze anos!

Quem era Jairo?

Jairo era judeu e um dirigente na sinagoga. Possivelmente de origem hebraica, o nome Jairo pode ser traduzido algo como: “Deus ilumina”.

Ele tinha uma função importante, era uma pessoa influente, pois tinha que decidir questões da lei, interpretar a lei, conduzir a sinagoga na direção de culto, liturgias. Era um homem inteligente, estudioso e, respeitado por praticamente todos.

Jairo é mencionado na Bíblia, nos três evangelhos: Mateus 9:18-26; Marcos 5:21-43 e Lucas 8:40-56. Uma curiosidade é que, Mateus é o único no qual não encontramos registros de seu nome.

Portanto, não temos muitas informações a respeito dele na Bíblia, todavia, o foco maior está no milagre de sua filha.

A caminho da casa de Jairo

Jesus, então seguiu Jairo até sua casa, com a multidão cercando e seguindo Jesus (Marcos 5:24). Entretanto, durante o caminho até onde estava a filha de Jairo, houve um outro episódio de cura. Uma mulher que estava sofrendo com uma hemorragia (Marcos 5:25). Esta mulher foi curada só ao tocar no manto de Jesus (Marcos 5:28-29).

Saiba mais sobre os milagres de Jesus

Algo interessante de se notar é que, a filha de Jairo tinha doze anos quando Jesus a ressuscitou e a mulher que sofria da hemorragia estava nessa situação há doze anos. Alguns estudiosos dizem que o número doze trata da perfeição permanente.

Além destes dois episódios contendo o número doze, há outros dados interessantes na Bíblia relacionados ao número doze:

  • Eram doze discípulos;
  • A nação de Israel era composta por doze tribos;
  • Sumo sacerdote usava doze pedras no peitoral (Êxodo 28:21);
  • Elias usou doze pedras para construir um altar (1 Reis 18:31-32);
  • Jesus foi a Jerusalém aos doze anos de idade (Lucas 2:42);
  • As sobras dos cinco pães e dois peixes encheram doze cestos (Mateus 14:20).

Jesus, quando chegou a casa de Jairo, viu muita gente chorando, se lamentando pela morte da menina. Ele disse: “Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme” (Marcos 5:39). Mas os que estavam ali começaram a zombar e rir de Jesus e Ele ordenou que saíssem todos, permanecendo apenas os pais da menina e os discípulos (Pedro, Tiago e João) que estavam com Ele.

Ao tocar a mão da menina, Jesus, do ponto de vista da lei de Moisés, comete um ato impensável, pois não se podia tocar em pessoas mortas (Números 19:11; Levítico 21:11).

Jairo, sendo um líder judeu, sabia certamente disto e Jesus deveria ser considerado, portanto, impuro.

Tudo o que Jesus toca traz vida, traz transformação! Ele está acima de qualquer rito religioso e nos mostra que o que contamina o homem não é o exterior, mas vem do interior, do seu coração.