Céu, Inferno, Sheol... O que acontece quando morremos?

A Bíblia diz que, quando morremos, nosso corpo se decompõe mas nossa alma aguarda o julgamento de Deus. No fim dos tempos, todos os mortos ressuscitarão e cada um será julgado de acordo com o que fez. Quem foi salvo por Jesus irá para o Céu mas quem for condenado por seus pecados será lançado no lago de fogo.

A Bíblia não nos conta muitos detalhes sobre o que acontece quando morremos mas nos dá algumas ideias gerais. Nosso corpo físico para de funcionar e se decompõe e o espírito de vida que Deus nos deu volta para Ele (Eclesiastes 12:6-7). Mas o que acontece à nossa alma, a quem nós somos?

Sheol, o destino dos mortos

A Bíblia fala sobre um lugar chamado Sheol, que é um bocado parecido com a ideia grega do Hades. Além de “mundo dos mortos”, Sheol também pode ser traduzido como sepultura, pó ou profundezas. Basicamente, Sheol representa o destino dos mortos em relação ao nosso mundo dos vivos.

O conceito de Sheol serve para nos mostrar que os mortos não têm mais parte nos acontecimentos do nosso mundo. Eles estão em um lugar aparte. Em relação ao nosso mundo, os mortos:

  • Não podem interagir conosco
  • Não sabem nada do que acontece - Eclesiastes 9:5-6
  • Estão como que a dormir, sem consciência da nossa realidade

Quando morremos, ficamos separados deste mundo, sem mais participação. Mas a Bíblia também faz uma distinção entre quem morre com Cristo e quem morre no pecado. Os salvos encontram paz na morte e ficam junto de Jesus, aguardando sua recompensa final (Isaías 57:2; 2 Coríntios 5:8). Mas a morte é um castigo para quem escolheu uma vida de pecado.

Veja aqui: por que morremos?

Céu ou inferno, nosso destino final depois da morte

Um dia, todos teremos de nos apresentar diante de Deus para prestar contas a Ele (Hebreus 9:27-28). No fim dos tempos, Deus vai reunir todas as pessoas que já viveram e vai nos julgar a todos. Esse acontecimento normalmente é chamado de o Juízo Final.

Descubra aqui mais sobre o Juízo Final.

Nesse dia, todos que estão mortos irão ressuscitar e Deus vai avaliar o que cada pessoa fez. Quem for condenado por seus pecados será lançado no lago de fogo, que arde para sempre (Apocalipse 20:15). Esse lugar é o que normalmente chamamos de inferno, onde o diabo e todos os seus seguidores também serão castigados.

No entanto, para quem crê em Jesus e entregou sua vida a ele, esse dia será muito especial, porque receberemos a vida eterna. Deus nos dará um corpo novo, que não envelhece nem fica doente, e viveremos para sempre com Jesus, livres de toda tristeza e todo sofrimento (Apocalipse 21:3-4). A vida eterna no Céu será maravilhosa!