Qual é o significado de escatologia na Bíblia?

Escatologia é o estudo dos acontecimentos do fim dos tempos descritos na Bíblia. A palavra escatologia significa "estudo das últimas coisas". O fim dos tempos é um tema que surge em muitos livros da Bíblia e a escatologia procura organizar e interpretar essa informação.

A escatologia estuda:

1. Os sinais do fim dos tempos

Ninguém sabe quando o fim do mundo vai acontecer, mas a Bíblia fala sobre alguns acontecimentos e sinais que avisam que o fim está próximo. Esses sinais servem como aviso, chamando as pessoas ao arrependimento, antes que seja tarde demais.

Veja aqui alguns sinais do fim dos tempos na Bíblia.

2. Acontecimentos marcantes do fim

Os últimos tempos serão marcados por vários acontecimentos importantes, como pragas, o surgimento da besta e uma grande batalha final entre as forças do bem e do mal. Algumas dessas coisas acontecerão no plano espiritual, enquanto que outras acontecerão no mundo físico. Serão dias terríveis mas Deus protegerá quem é fiel a Ele.

3. A segunda vinda de Jesus

Jesus prometeu voltar um dia, para buscar os salvos e estabelecer o Reino de Deus. Quando ele vier, ele vai destruir seus inimigos, julgar todas as pessoas e recompensar quem o ama. A segunda vinda de Jesus é a grande esperança do cristão.

Descubra aqui: quando será a segunda vinda de Jesus?

4. A ressurreição dos mortos

Quando Jesus voltar, todos os mortos voltarão à vida. Os que morreram em seus pecados ressuscitarão para serem julgados e castigados mas os salvos por Jesus ressuscitarão para a vida eterna. Nessa ressurreição, os salvos receberão corpos novos, espirituais, que não se degradam (1 Coríntios 15:42-44).

5. O arrebatamento

Nos tempos do fim, os crentes que estão vivos serão levados para o Céu, para estarem com Jesus. Há muito debate sobre quando isso vai acontecer, mas a Bíblia diz que vai ser depois da ressurreição dos justos (1 Tessalonicenses 4:15-17).

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre o arrebatamento da igreja?

6. O fim da terra

O mundo atual não vai durar para sempre. No fim dos tempos, Deus vai destruir a terra, com toda a maldição do pecado (2 Pedro 3:10). Tudo que é ruim ou imperfeito será destruído. Depois Ele vai recriar tudo, formando uma terra celestial, onde todas as pessoas que O amam poderão morar. Nessa nova terra no Céu, não haverá mais pecado nem impureza.

7. A destruição de satanás

Na grande batalha final, satanás reunirá todos os inimigos de Deus para lutar contra Seu povo. Mas Jesus virá e todos os inimigos serão destruídos. O diabo será preso e depois será julgado. Seu castigo será uma eternidade de tormento no lago de fogo.

Descubra como será a batalha do Armagedom.

8. O Juízo Final

No fim de todas as coisas, todas as pessoas que alguma vez existiram terão de se apresentar diante de Deus. A vida de cada pessoa será analisada e julgada. Para quem não foi salvo por Jesus, o Juízo Final será o tempo de condenação pelos seus erros. Mas para quem é salvo, será a hora da recompensa pela fidelidade de cada um.

9. O Céu e o Inferno

Depois de nossa morte e do Juízo Final, podemos ir para um de dois lugares: o Céu ou o Inferno. O inferno é descrito como um lago de fogo que arde para sempre, onde haverá muito sofrimento. Esse será o destino de todos que morreram em seus pecados, sem se arrependerem. Mas aqueles que amam Jesus irão para o Céu, onde não haverá mais dor nem sofrimento. os salvos viverão para sempre com Jesus, em eterna alegria!

Veja aqui mais sobre o que a Bíblia diz sobre o fim dos tempos.

A escatologia e a Bíblia

O livro da Bíblia com mais informação para a escatologia é o Apocalipse. O livro de Apocalipse é praticamente todo dedicado ao fim dos tempos. A maioria dos livros proféticos do Antigo Testamento também contam bastante sobre esse tema. Jesus em seus sermões e em suas parábolas falou algumas vezes sobre os tempos do fim e há alusões a esses acontecimentos um pouco por toda a Bíblia.

Entre os estudiosos da escatologia há muito debate sobre a ordem dos acontecimentos do fim: o que é literal ou simbólico, o que já aconteceu ou ainda vai acontecer, quando vai acontecer e quem vai para onde. Mas a grande maioria concorda que a Bíblia diz que estas coisas vão acontecer e que devemos estar sempre preparados, vivendo de maneira que agrada a Deus (2 Pedro 3:13-14). Este é o ponto fundamental da escatologia, independentemente das diferentes teorias.