Quem foi Isaías?

Isaías foi um dos grandes profetas de Israel. Seu ministério durou muitos anos e ele profetizou sobre a destruição e restauração de Jerusalém. Isaías é mais conhecido por suas profecias sobre o Messias.

Isaías significa “o Senhor salva”. Ele era filho de um homem chamado Amoz e profetizou durante os reinados de quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (Isaías 1:1).

A esposa de Isaías era uma profetisa e eles tiveram dois filhos:

  • Sear-Jasube – que significa “um remanescente voltará” - seu nome era simbólico, representando a profecia sobre a restuaração de Israel
  • Maher-Shalal-Hash-Baz - “rapidamente até os despojos, agilmente até a pilhagem” - uma profecia sobre a pilhagem de Israel e da Síria pelos assírios

Isaías é enviado

No ano em que Uzias morreu, Isaías recebeu um chamado para profetizar ao povo de Israel. Ele teve uma visão da glória de Deus, na companhia de sarafins. Isaías sentiu-se impuro mas um serafim levou uma brasa do altar junto de Deus e tocou a brasa nos lábios de Isaías, que recebeu perdão por seus pecados. Deus perguntou: “quem enviarei?” e Isaías se ofereceu para falar ao povo (Isaías 6:6-8).

Veja também: o que a Bíblia diz sobre profecia?

Isaías e os reis de Judá

Isaías aconselhava e repreendia os reis de Judá, transmitindo-lhes mensagens de Deus. Ele também escreveu relatos sobre os reinados de Uzias e Ezequias, que hoje estão perdidos.

Os reinos de Judá e Israel estavam separados e no tempo do rei Acaz, o rei de Israel queria conquistar Judá. Deus enviou Isaías a Acaz para o encorajar, porque Israel estava condenada e em breve seria conquistada pela Assíria. Mas Acaz fez pouco caso da mensagem de Deus (Isaías 7:10-13). Por isso, Isaías avisou que Judá também sofreria às mãos dos assírios e dos egípcios.

Ezequias, herdeiro de Acaz, foi mais sensato e temia a Deus. Quando o rei da Assíria atacou Judá e cercou Jerusalém, Ezequias procurou a ajuda de Deus. Os assírios desafiaram o poder de Deus, dizendo que Ele não era capaz de salvar Jerusalém. Mas Isaías disse que Ezequias não precisava ter medo (2 Reis 19:5-7). Deus agiu e matou 185 mil soldados assírios e eles bateram em retirada. Os assírios foram derrotados e nem sequer houve uma batalha!

Em outra ocasião, Ezequias ficou muito doente e quase morreu. Ezequias clamou a Deus e Isaías profetizou que ele iria melhorar. Como sinal, a sombra só sol na escadaria recuou os dez degraus que já tinha avançado nesse dia! (2 Reis 20:9-11) Depois que recuperou, Isaías avisou Ezequias que os babilônios iriam conquistar Judá. Ezequias aceitou a mensagem porque não seria durante seu reinado.

Isaías e o Messias

Isaías transmitiu várias profecias sobre a vinda do Messias, o Salvador do mundo. Ele profetizou que o Messias iria:

  • Ser descendente do rei Davi – Isaías 11:2
  • Nascer de uma virgem – Isaías 7:14
  • Sofrer e morrer por nossos pecados – Isaías 53:4-5

Todas essas profecias foram cumpridas em Jesus.