O que é falar em línguas? O que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?

A Bíblia ensina que falar em línguas é um dom dado por Deus principalmente para edificação pessoal. Nem todo o crente fala em línguas mas é um dom bom que devemos desejar. O falar em línguas deve ser controlado para não causar desordem no culto.

O que é falar em línguas?

Línguas estranhas é um dom que Deus dá para falar em uma língua que você não aprendeu. O Espírito Santo guia totalmente sua oração. Essa língua pode ser:

  • Conhecida – outras pessoas no mundo falam essa língua e poderão entender o que a pessoa está dizendo. Isso aconteceu no dia de Pentecostes, como sinal para os judeus de outros países que estavam visitando Jerusalém (Atos dos Apóstolos 2:4). Nesses casos, Deus normalmente usa a pessoa que está orando no espírito para entregar uma mensagem a alguém por perto que sabe essa língua.
  • Desconhecida – uma língua que ninguém conhece. Não são sons sem sentido, são palavras que ninguém entende exceto Deus (1 Coríntios 14:2). Serve principalmente para a edificação pessoal de quem ora, salvo quando Deus dá a interpretação a alguém. É um ato de entrega total a Deus, pela fé.

Quem fala em uma língua estranha normalmente não entende o que fala, se não tiver ninguém para interpretar. Por isso, Paulo diz que é bom pedir a Deus o dom de interpretação, para que sua mente seja edificada, não só o espírito. Orar no espírito é bom mas orar também com entendimento é melhor.

Veja também: o que é o Pentecostes?

A Bíblia fala que podemos orar em línguas hoje?

Sim, a Bíblia diz que ainda podemos falar em línguas nos dias de hoje. 1 Coríntios 13:8-10 explica que os dons de profecia e línguas só cessarão no fim dos tempos, quando Deus tornar tudo perfeito. Não há nenhum lugar na Bíblia que diz que esse dom era só para a época dos apóstolos.

Em 1 Coríntios 12, 13 e 14, Paulo recomenda a igreja a buscar o dom de falar línguas estranhas, junto com outros dons. Mas a igreja em Corinto estava usando esse dom de maneira errada, como um show para mostrar que eram muito espirituais. Então Paulo os corrigiu, explicando que é uma coisa mais pessoal, entre você e Deus. O Espírito guia você em sua oração de forma misteriosa. Querer falar em línguas não deve ser motivo para desprezar outros dons.

Descubra aqui: o que é a língua dos anjos?

Falar em línguas não tem tanta utilidade no culto como profetizar e nenhum dom presta sem amor. Se você fala em línguas mas não tem ninguém para interpretar durante a reunião, então ore em silêncio ou bem baixinho, para não atrapalhar (1 Coríntios 14:28). Se na igreja onde você está não é aceitável falar em línguas, respeite isso durante o culto, para não causar escândalo. Você pode orar em línguas em privado quando quiser.

Como posso receber o dom de falar em línguas?

Orar em línguas é um dom dado pelo Espírito Santo a quem Ele quer. Peça a Deus por esse dom e se for Sua vontade você receberá (1 Coríntios 12:11). Se você sentir que é de Deus, peça aos líderes para impor suas mãos e orar por você. Mas não tem problema se você não receber, falar em línguas não é obrigatório para a salvação nem é sinal de ser “mais crente”. Uma pessoa pode ser batizada no Espírito Santo sem receber o dom de falar em línguas.

Veja aqui: o que é o batismo no Espírito Santo?