O que significa e como ser cheio do Espírito Santo?

Ser cheio do Espírito Santo significa ter uma experiência poderosa com o Espírito Santo. A Bíblia compara os efeitos de ficar cheio do Espírito Santo com a alegria da embriaguez! Para ser cheio do Espírito Santo, basta buscar e pedir com fé.

O significado de ser cheio do Espírito Santo

A Bíblia diz que você recebe o Espírito Santo quando você se converte. O Espírito Santo tem um papel importante na salvação. Mas ser cheio do Espírito Santo é algo diferente.

Efésios 5:18-20 explica que o Espírito Santo pode lhe encher e que essa experiência é melhor que o sentimento de estar embriagado! O resultado é grande alegria, louvor e gratidão a Deus! O Espírito Santo lhe torna mais desinibido e capaz de dar glória a Deus.

No Antigo Testamento, o Espírito Santo “se apoderava” de certos homens de Deus em alguns momentos de suas vidas. Nesses momentos, eles ganhavam força e coragem para fazer a obra de Deus. Eles ficavam cheios do Espírito Santo.

No Novo Testamento, a primeira experiência que os discípulos tiveram de ficarem cheios do Espírito Santo foi no dia de Pentecoste, quando o Espírito desceu sobre eles como línguas de fogo (Atos dos Apóstolos 2:2-4). O Espírito Santo já os tinha ajudado a crer em Jesus mas nesse dia tiveram uma experiência especial, que os capacitou a começar o ministério da igreja – a evangelização.

Veja também: o que é o batismo no Espírito Santo?

Alguns efeitos de ficar cheio do Espírito Santo podem ser:

Atenção! Nem todos que são cheios do Espírito Santo falam em línguas ou recebem algum dom “mais sobrenatural”. O Espírito distribui os dons como quer. No entanto, toda experiência de ser cheio do Espírito Santo é poderosa e importante. Uma pessoa pode ter várias experiências de ser cheia do Espírito Santo ao longo da vida.

Como ficar cheio do Espírito Santo?

Se você quer ficar cheio do Espírito Santo, peça a Deus! Ele quer lhe dar essa bênção (Lucas 11:13).

O primeiro passo para ser cheio do Espírito Santo é crer. A fé é muito importante na vida cristã. Você precisa acreditar que pode ser cheio do Espírito Santo! (E, antes disso, precisa crer que Jesus é seu salvador, que morreu por seus pecados.)

Leia também: como receber o Espírito Santo?

Além disso, você pode orar, pedindo a Deus para ser cheio do Espírito Santo. Deus ouve suas orações. A Bíblia também diz que algumas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo quando os líderes da igreja impuseram as mãos sobre elas (Atos dos Apóstolos 19:6). Em todas essas coisas, há uma coisa em comum: a busca por mais de Deus.

Quando você dedica seu tempo, sua atenção e seu amor às coisas de Deus, Ele aprofunda o relacionamento com você. A dedicação a Deus resulta em experiências mais fortes e profundas com Deus. Não desanime! Continue buscando a Deus.