Quem foi Asafe na Bíblia?

Asafe foi um levita que liderava os músicos no templo de Deus. Ele viveu no tempo dos reis Davi e Salomão e esteve presente na inauguração do templo. Os descendentes de Asafe também foram músicos.

Asafe, o músico do templo

Asafe pertencia à tribo de Levi, que era encarregada do todo serviço no templo. Ele era músico profissional e também treinava outros músicos. Asafe era tão bom no seu trabalho que ele foi escolhido para liderar todos os músicos do templo!

Um dia o rei Davi decidiu levar a Arca da Aliança para Jerusalém. Ele organizou uma grande procissão e encarregou os levitas da música. Asafe e dois parentes dele foram escolhidos para liderar os músicos. Assim, Asafe participou da procissão como maestro e tocando os címbalos (1 Crônicas 15:17-19).

Veja aqui mais sobre os instrumentos musicais na Bíblia.

Depois que a arca foi colocada em Jerusalém, Asafe ficou como chefe dos músicos do tabernáculo (1 Crônicas 16:4-5). Anos mais tarde, Asafe esteve presente como líder dos músicos na cerimônia de inauguração do templo que Salomão construiu (2 Crônicas 5:12-14).

Além de chefe dos músicos do templo, Asafe também foi:

  • Profeta (também chamado de vidente) – ele profetizava ao som de música – 1 Crônicas 25:1-2
  • Professor de música – Asafe ensinava e orientava os músicos mais novos – 1 Crônicas 25:6
  • Poeta – alguns Salmos foram escritos por Asafe e seus descendentes

O legado de Asafe

Asafe foi um homem temente a Deus, que usava seu dom para a glória de Deus. Compondo e cantando salmos, Asafe ensinava a comunidade de Israel a louvar a Deus.

Veja também: 5 caraterísticas que todas as músicas de louvor deveriam ter.

A Bíblia fala pouco sobre Asafe mas ele deixou um legado impressionante! Durante várias gerações seus descendentes continuaram como músicos do templo, seguindo nos seus passos. Mesmo depois do exílio na Babilônia, quando os israelitas reconstruíram o templo, os descendentes de Asafe foram chamados para serem os músicos oficiais diante de Deus (Esdras 3:10-11).

A família de Asafe escreveu 12 dos Salmos na Bíblia:

  • Salmos 50
  • Salmos 73 ao Salmos 83