Quais são as características de uma mulher de Deus?

Uma mulher de Deus põe Jesus no centro de toda sua vida. A Bíblia nos dá vários exemplos de mulheres de Deus com características e talentos diferentes, mas todas eram dedicadas a Deus e buscavam fazer Sua vontade. Cada mulher de Deus tem sua própria personalidade e deve servir a Deus com os dons que Ele lhe dá. Uma vida dedicada a amar a Deus e a refletir a luz de Jesus no mundo é a verdadeira marca de uma mulher de Deus.

A mulher de Deus:

  • Crê em Jesus como seu salvador - Romanos 10:9-10
  • Ama a Deus de todo coração - Deuteronômio 6:5
  • Ama seu próximo como a si mesmo - Mateus 22:37-39
  • Procura fazer sempre o bem - Romanos 12:21
  • É sábia - Provérbios 14:1
  • Usa os dons que Deus lhe deu - Romanos 12:6-8

Solteira ou casada, no trabalho ou em casa, jovem ou idosa, a mulher de Deus reflete um pouco da luz de Jesus em toda situação. Seu coração pertence a Jesus e isso se manifesta em suas ações e atitudes. Acima de tudo, a mulher de Deus sabe que é amada por Deus e que nada a pode separar desse amor (Romanos 8:38-39). Essa segurança lhe dá força para viver de acordo com a vontade de Deus.

Veja também: o que Deus diz sobre as mulheres?

Como posso me tornar uma mulher de Deus?

O primeiro passo para se tornar uma mulher de Deus é aceitar Jesus como seu salvador. Isso significa reconhecer que você tem pecado mas que Jesus morreu e ressuscitou para pagar o castigo em seu lugar. Quando você aceita Jesus como seu salvador, você rejeita a vida de pecado e passa a viver para Deus. Assim, Jesus mora dentro de seu coração e lhe purifica de seus pecados (Romanos 8:1-2).

Quando Jesus vive dentro de você, você se torna filha de Deus (1 João 3:1). Ele lhe dá todo Seu amor e começa a agir em sua vida, lhe mostrando como viver da melhor maneira. Se você seguir a orientação de Deus, alinhando sua vida com Sua vontade, você vai amadurecer cada vez mais como mulher de Deus.

Algumas coisas importantes que ajudam no seu crescimento enquanto mulher de Deus são:

  • Orar - conversar com Deus fortalece seu relacionamento com Ele - Efésios 6:18
  • Ler a Bíblia - na Bíblia você vai encontrar orientação e ensino para sua vida; ponha o que você aprende em prática - 2 Timóteo 3:16-17
  • Ir à igreja - a comunhão regular com outros cristãos para adorar a Deus é essencial na vida cristã - Hebreus 10:25

Leia aqui: 5 lições de mulheres virtuosas na Bíblia.

Mulheres de Deus na Bíblia

A Bíblia nos dá vários exemplos de mulheres de Deus, que foram reconhecidas por sua fé e obediência a Deus. Cada uma vivia em uma situação diferente mas todas foram abençoadas por Deus. Algumas dessas mulheres de Deus foram:

  • Sara - esposa de Abraão, na sua velhice decidiu viajar com o marido, seguindo a direção de Deus. Ela apoiou Abraão e mostrou hospitalidade para outros viajantes. Deus abençoou Sara com um filho quando ela tinha 90 anos!
  • Débora - profetisa e juíza de Israel, motivou os israelitas a lutar contra os povos opressores e acompanhou o exército na batalha que se tornou uma grande vitória. Débora ouvia a voz de Deus e anunciava a mensagem com coragem.
  • Rute - moabita, viúva de um israelita, Rute mostrou que era uma mulher de Deus ao cuidar de sua sogra com todo carinho. Ela ficou reconhecida por ser trabalhadora e digna de confiança. Deus recompensou a fidelidade de Rute com a felicidade de uma nova família.
  • Ester - escolhida para ser a esposa do rei da Pérsia, por ser bonita e inteligente. Ester também era corajosa e temente a Deus. Quando inimigos tentaram destruir seu povo, Ester usou diplomacia e sabedoria para convencer o rei a defender os israelitas, salvando-os do extermínio.
  • Maria - aceitou o desafio de ser a mãe de Jesus e foi abençoada por Deus por sua fé. Maria não se esqueceu das promessas de Deus sobre Jesus e, depois que ele ressuscitou, ela se juntou aos seus discípulos. No dia de Pentecoste, ela estava com os outros cristãos quando o Espírito Santo desceu sobre eles.
  • Priscila - junto com seu marido, Áquila, ela ensinou a verdade sobre Jesus para um jovem pregador chamado Apolo. Priscila era amiga do apóstolo Paulo e acolheu-o em sua casa. Ela e Áquila eram colaboradores de Paulo na plantação de igrejas e na pregação do evangelho.