Orar de madrugada tem poder?

A oração feita em qualquer hora do dia tem poder, se estiver de acordo com a vontade de Deus. A madrugada não confere nenhum poder especial à oração. Na Bíblia, algumas pessoas oravam de madrugada pela tranquilidade mas também oravam em outros horários e recebiam respostas.

A madrugada é a hora quando o dia começa a clarear. Também pode ser usado para indicar o tempo entre a meia-noite e o nascer do sol. Antigamente, era comum acordar quando o dia clareava e dormir pouco depois do pôr do sol. A madrugada era o início de mais um dia.

Crente deve orar de madrugada?

Crente pode orar de madrugada se quiser, mas não é mandamento. Deus ouve a oração em qualquer hora do dia. Procure o tempo mais adequado para você.

A Bíblia diz que devemos orar em todo tempo (Efésios 6:18). A madrugada não garante nenhum privilégio especial. No entanto, pode ser um bom horário para encontrar tranquilidade para concentrar mais na oração. A madrugada costuma ter menos distrações e interrupções. É bom ter um tempo em que toda a sua atenção está virada para Deus.

Veja aqui: o que significa orar sem cessar?

Criar o hábito de ter um horário para orar com calma e tranquilidade faz uma grande diferença na oração. Mas isso é resultado da comunhão com Deus, não do horário. Dependendo de sua situação, você poderá encontrar outros horários igualmente tranquilos para orar.

Algumas pessoas têm uma predisposição natural para acordar cedo ou a meio da noite, mas outras não. Não conseguir acordar de madrugada para orar não torna você “menos espiritual”. Deus também não exige sacrifícios (como não dormir) para responder às suas orações. Para um tempo dedicado à oração, é melhor escolher uma hora em que você consegue se manter acordado. Seja prático.

Veja também: como orar?

O que a Bíblia fala sobre orar de madrugada?

A Bíblia conta sobre algumas pessoas que oravam de madrugada, ou a altas horas da noite. O autor do Salmo 119 gostava de acordar a meio da noite para orar mas ele também procurava tirar tempo para orar várias vezes durante o dia (Salmos 119:147-148; Salmos 119:164). Jesus algumas vezes passou a noite toda em oração, não somente a madrugada!

Em certas ocasiões, os discípulos de Jesus passaram a noite e a madrugada em oração por causa de circunstâncias extraordinárias. Por exemplo, quando Pedro foi liberto miraculosamente da prisão, a igreja estava reunida de noite para orar por ele. No entanto, não existe nada na Bíblia que diz que é dever do cristão orar de madrugada nem que a oração de madrugada tem mais poder.