O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã: qual o significado?

O choro que pode durar uma noite e a alegria vem pela manhã está escrito em Salmos 30:5, na segunda parte do versículo. O choro pode durar uma noite traz o significado de tribulação, tristeza, desespero enquanto que a alegria vem pela manhã significa a misericórdia do Senhor, o livramento, um novo dia.

Salmo 30 5
Versão Almeida Revista e Corrigida

Davi e o choro pode durar uma noite

Davi foi um personagem bíblico que passou por muitas situações de perigo e tribulação em sua vida. Em todas as situações difíceis ele experimentou a misericórdia e livramento do Senhor, mesmo quando essas situações eram consequência dos seus próprios erros, do seus próprios pecados.

Quem foi Davi?

Quando Davi nos diz sobre “o choro pode durar uma noite”, na verdade ele quer nos dizer que quando passamos por situações de tribulações, perigos, medos, desespero, parece que estes momentos estão demorando muito para acabar. Davi também traz à memória aqui sua experiência pessoal. Ele mesmo tinha tido várias situações difíceis, passou por muitas noites de escuridão, noites de medo e desespero. Mas ele mesmo motiva-se, faz uma espécie de auto-encorajamento na parte seguinte do versículo.

Ele continua com a “alegria vem pela manhã”, dizendo que, por mais que nós achemos que nunca vai terminar, ou o sofrimento está intenso e demora para acabar, num determinado momento, o kairós de Deus, um novo dia virá, o sol vai nascer outra vez, o livramento de Deus vai nos alcançar.

Saiba mais sobre o tempo de Deus

Davi e a alegria vem pela manhã

O próprio Salmos 23, escrito por Davi, nos lembra que, quando passamos pelo vale da sombra da morte, não temeremos mal nenhum, pois o Senhor é conosco. O Senhor é a nossa força, esperança, está sempre presente. A noite não dura para sempre!

A alegria vem pela manhã e, com ela, um novo dia! Vem a luz que arranca toda a escuridão, afasta todo medo e desespero.

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis.

Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Lamentações 3:22-23

Nesta passagem acima de Lamentações podemos perceber algo notável, mas também que se usa em vários momentos na Bíblia: o significado de um novo dia, um amanhecer, traz uma ideia de renovação, de um novo começo (Salmos 46:5).

Percebemos também, no Novo Testamento, a figura do “choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã”. Jesus disse aos seus discípulos que eles iriam sentir tristeza e iriam chorar, mas que o Senhor iria transformar isso em alegria (João 16:20-22).

O Senhor nunca vai nos deixar, nunca vai nos desamparar e não vai permitir que pereçamos diante dos nossos desafios (Salmos 121:5). Ele é conosco (Romanos 8:31)!

Alguns versículos em imagens:

Romanos 8 31

Salmos 121 5

Salmos 46 5