A fé vem pelo ouvir - o que isso significa?

Romanos 10:17 diz que a fé vem pelo ouvir. Somente encontramos fé para sermos salvos quando ouvimos, ou entramos em contato, com a verdade de Jesus. Para alcançarmos mais vidas, precisamos pregar a palavra de Deus.

O versículo que diz que a fé vem pelo ouvir mostra a importância de pregar a palavra de Deus. Para entender melhor esse versículo, é preciso analisar o contexto:

A fé é necessária para a salvação

Romanos 10:9-10 mostra como podemos ser salvos: pela fé em Jesus. Somente Jesus pode nos salvar do pecado. Ele morreu na cruz para pagar o castigo que nós merecemos por nossos pecados e ressuscitou para nos dar a vida eterna. Quando cremos em Jesus, recebemos a salvação.

Não há nenhuma outra coisa que pode nos salvar. Nossas boas obras ou nossa obediência às leis de Deus nunca serão perfeitas e nunca compensarão os pecados que cometemos. Também não existe nenhum sacrifício nem nenhum pagamento que podemos oferecer por nossas vidas. Mas, em sua misericórdia, Deus oferece perdão de todos os pecados a quem crê em Jesus.

A fé é essencial para a salvação. Sem fé não podemos agradar a Deus (Hebreus 11:6). A fé é aquilo que nos faz aproximar de Deus, convencendo-nos de nossos pecados, da necessidade de salvação e do sacrifício de Jesus.

Veja aqui: o que é fé? O que a Bíblia diz sobre a fé?

A fé vem pelo ouvir

Mas como nasce a fé? A Bíblia diz que a fé é um dom que Deus nos oferece, pela ação do Espírito Santo (Efésios 2:8-9). E, para nos dar esse dom, Ele usa Sua palavra! Quando ouvimos o evangelho, Deus nos oferece o dom da fé.

Por isso, é muito importante pregar o evangelho, para que mais pessoas ouçam, creiam e sejam salvas (Romanos 10:14-15). Como discípulos de Jesus, nossa grande missão é levar a palavra de Cristo a mais pessoas.

Veja também: o que é evangelismo? Como fazer evangelismo?

Nem todos que ouvem creem

A fé vem pelo ouvir mas também é verdade que nem todos aqueles que ouvem o evangelho creem nele (Romanos 10:16). Muitas pessoas ouvem o evangelho mas se recusam a crer nele, rebelando-se contra a verdade de Cristo. Foi isso que aconteceu com muitos judeus que ouviram sobre Jesus.

A fé é uma decisão que é tomada quando se ouve a palavra de Cristo mas que nem sempre acontece. Não devemos ficar surpreendidos nem desencorajados quando algumas pessoas rejeitam a palavra de Deus. Embora uns rejeitem, outros encontrarão a fé e serão salvas ao ouvir o evangelho. Não podemos desistir de pregar o evangelho de Jesus Cristo!