Onde está na Bíblia: O cair é do homem o levantar é de Deus?

O cair é do homem, o levantar é de Deus é uma expressão muito comum no meio cristão. Apesar de popular, este ditado e não se encontra na Bíblia.

Este é um dos muitos termos utilizados no meio evangélico que não é um versículo bíblico, mas é tido como tal. Devido ao seu uso constante, muitos levam a crer - de maneira equivocada - que esta frase se encontra nas Sagradas Escrituras.

Versículos similares ao "O cair é do homem, o levantar é de Deus"

Existem alguns versículos similares, como Salmos 145:14: "O Senhor ampara todos os que caem e levanta todos os que estão prostrados". Neste caso, o versículo se refere a misericórdia do Senhor para aqueles que caíram mas se arrependeram. Deus quer levantar todo aquele que se arrependeu dos seu pecados e vê nele a Salvação (Lucas 5:31-32).

Outro versículo que está associado ao ditado, fica em Provérbios 24:16: "pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade". Ambos podem cair, mas o ímpio - por não crer no Deus misericordioso - não tem a quem recorrer, pois nunca se arrependeu dos seus pecados (1 João 1:9, Salmos 10:4 e Provérbios 11:7).

Apesar das semelhanças, o ditado - na maioria das vezes - é utilizado fora de contexto. Por isso, não há como dizer que a expressão está em plena concordância com os versículos relacionados.

Veja também: Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus?

"O cair é do homem, o levantar é de Deus" está errado?

De certa forma não. Mas infelizmente, este termo é constantemente usado como um meio de justificar o pecado. Com isso a frase "o cair é do homem, o levantar é de Deus" dá a impressão que Deus de estaria indiferente ao pecado, o que está errado.

Apesar da limitação do homem, Deus não está indiferente aos nossos atos e quer que nos santifiquemos (1 Pedro 1:15-16). Não existe uma licença para pecar, devemos ter cuidado ao utilizarmos esta frase para não sermos mal interpretados.

Mesmo sendo uma expressão delicada, o levantar sempre vem de Deus! Só através da graça de Deus fomos salvos, devido a nossa natureza pecaminosa (Efésios 2:1-3). Se a expressão for empregada relacionando o poder da graça de Deus - que levanta o homem e o liberta do pecado - não há nenhum problema em utilizá-lo (Romanos 8:1-4, Romanos 6:22).