O que é ser uma pessoa segundo o coração de Deus?

Ser uma pessoa segundo o coração de Deus quer dizer ser alguém compromissado, obediente, fiel à vontade e propósito de Deus! A Bíblia nos diz de uma pessoa que foi mencionada como “um homem segundo o coração de Deus”. Seu nome era Davi!

Um homem segundo o coração de Deus

Em 1 Samuel 16:1-12, encontramos, talvez, a melhor descrição que explica a frase “ser uma pessoa segundo o coração de Deus”. No texto bíblico que lemos, Samuel foi à casa de Jessé porque o Senhor ordenou que ungisse um dos filhos que seria o futuro rei da nação de Israel. Mas, então qual foi o homem segundo o coração de Deus? Foi Davi! Pois podemos observar que, o Senhor vê o coração e não a aparência!

Ao lermos 1 Samuel 17, podemos perceber que Davi cria nas promessas do Senhor. Naquele contexto, havia numa situação de guerra entre os israelitas e os filisteus. Aqui entra o personagem, Golias, que desafiou a um homem para combater com ele. Ainda que sem ou pouca experiência, pouca idade, Davi aceitou lutar contra Golias, porque ele sabia que iria vencer em nome de Deus, mesmo a olhos humanos, ele não tinha hipótese alguma de vencer, mas venceu e não porque era forte, mas por acreditar nas promessas do Senhor!

Davi teve uma oportunidade de matar Saul mas, não o fez! Na verdade, como Davi sabia e cria na promessa do Senhor sobre ser rei, ele teve paciência, não “deu um jeitinho” para conseguir”, apenas esperou o momento certo, o tempo do Senhor (1 Samuel 24:1-6). Como guerreiro e rei, Davi sempre consultava o Senhor, pedia orientação! Davi sempre pedia ajuda para sair vitorioso e, quando Deus mostrava a Davi o caminho a seguir, ele sempre vencia (1 Crônicas 14:10-17).

Davi reconhecia seus erros, logo ele reconhecia seus pecados! O episódio, talvez mais conhecido de todos, foi quando ele desejou a mulher de Urias, um de seus homens próximos e de confiança. Neste episódio, Davi ainda foi mais longe, colocando Urias na frente de batalha, assim tendo a morte praticamente garantida.

1 Samuel 167

Mas o Senhor enviou o profeta Natã, para mostrar a Davi seu pecado e ele reconheceu seu pecado, se arrependeu mesmo e escreve o Salmos 51 com coração quebrantado.

Ser uma pessoa, um homem ou mulher, segundo o coração de Deus requer posicionamento, obediência, humildade, sinceridade, como pudemos observar na vida de Davi.

Ele era como qualquer outro, não tinha nada de extraordinário, mas o que tinha de marca registrada era sua busca pelo Senhor e sua sinceridade. Mas, nós também podemos ser, uma pessoa segundo o coração de Deus, na jornada da vida, ao ir em busca das características que Davi tinha.

Deus conhece o coração do homem

A chave principal para nos tornarmos pessoas segundo o coração de Deus são as nossas atitudes em relação ao Senhor. Assim como Davi, que também era falho, pecador, e que se tornou o “homem segundo o coração de Deus”, nós também podemos ser.

Davi, escreve em Salmos 119:105 “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”. Ele tinha a compreensão clara de conhecer ao Senhor pela Sua palavra, pois só assim ele começaria a agir, pensar, ver, como o próprio Senhor faria.

Interessante relembrar que tanto Davi como seus irmãos receberam o mesmo nível de educação do pai, Jessé. Apenas Davi escolheu amar a Deus, guardar seus ensinamentos de todo o coração.

Passando por praticamente todos os livros de Salmos, podemos perceber como Davi era intimo do Senhor, amava, guardava a Sua lei.
Isto nos diz que a decisão é pessoal. Depois o Senhor irá completar a obra em nós, pelo fato da nossa disposição, nossa mente e coração Nele!

Atos 13

Ir em busca do coração de Deus

Como já vimos, o que foi de grande distinção na vida de Davi para com os outros, foi sua grande sede de buscar o coração de Deus, obedecer Sua vontade.
Ir em busca do coração de Deus como Davi foi, implica em alguns pontos chave:

  • Respeitar com seriedade a vontade do Senhor é um dos pontos chave sem dúvida. Cumprir, confiar, obedecer as instruções do Senhor fielmente além da dependência da ajuda divina.
  • O arrependimento ao pecado é outro ponto chave. Como dizemos anteriormente, a sinceridade de Davi é algo notório, sua integridade, principalmente quando era confrontado por causa do pecado na sua vida. Davi, quando errava, depois corrigia, fazia o certo, ou seja, se arrependia verdadeiramente. Ele sabia da importância disso, de ajustar sua conduta de vida.
  • Sempre que era derrubado, Davi se levantava. Este é outro ponto chave. Persistência, mesmo com lágrima de derrota, dor, sofrimento às vezes. Por causa dessa atitude também, Davi nunca iria desistir de buscar ao Senhor!

Quando Jesus disse as palavras de Mateus 6:21, podemos fazer um paralelo com a vida de Davi, pois ela demonstrou isso.
Par nós, nos resta refletir e verificar se as coisas que desejamos são as “coisas do alto”, pois as coisas que desejamos podem determinar nosso caráter, estilo de vida etc.

Ser pessoas, segundo o coração de Deus, é ser mais parecido com Jesus Cristo!

Leia mais:

Saiba mais por que Deus escolheu Davi

Saiba mais sobre Davi