O que é ser uma pessoa segundo o coração de Deus?

Ser uma pessoa segundo o coração de Deus quer dizer ser alguém compromissado, obediente, fiel à vontade e propósito de Deus! A Bíblia nos fala de uma pessoa que foi mencionada como “um homem segundo o coração de Deus”. Seu nome era Davi!

Um homem segundo o coração de Deus

Em 1 Samuel 16:1-12, encontramos, talvez, a melhor descrição que explica a frase “ser uma pessoa segundo o coração de Deus”. No texto bíblico que lemos, Samuel foi à casa de Jessé porque o Senhor ordenou que ungisse um dos filhos que seria o futuro rei da nação de Israel. Mas, então qual foi o homem segundo o coração de Deus? Foi Davi! Pois podemos observar que, o Senhor vê o coração e não a aparência!

Ao lermos 1 Samuel 17, podemos perceber que Davi cria nas promessas do Senhor. Naquele contexto, havia numa situação de guerra entre os israelitas e os filisteus. Aqui entra o personagem, Golias, que desafiou a um homem para combater com ele. Ainda que sem ou pouca experiência, pouca idade, Davi aceitou lutar contra Golias, porque ele sabia que iria vencer em nome de Deus, mesmo a olhos humanos, ele não tinha hipótese alguma de vencer, mas venceu e não porque era forte, mas por acreditar nas promessas do Senhor!

Davi teve uma oportunidade de matar Saul mas, não o fez! Na verdade, como Davi sabia e acreditava na promessa do Senhor sobre ser rei, ele teve paciência. Ele não “deu um jeitinho” para conseguir”, apenas esperou o momento certo, o tempo do Senhor (1 Samuel 24:1-6).

Como guerreiro e rei, ele sempre consultava o Senhor, pedia orientação! Ele sempre pedia ajuda para sair vitorioso e, quando Deus mostrava a Davi o caminho a seguir, ele sempre vencia (1 Crônicas 14:10-17).

Davi reconhecia seus erros, logo ele reconhecia seus pecados! O episódio, talvez mais conhecido de todos, foi quando ele desejou a mulher de Urias, um de seus homens próximos e de confiança. Neste episódio, Davi ainda foi mais longe, colocando Urias na frente de batalha, assim tendo a morte praticamente garantida.

1 Samuel 167

Mas o Senhor enviou o profeta Natã, para mostrar a Davi seu pecado e ele reconheceu seu pecado, se arrependeu mesmo e escreve o Salmos 51 com coração quebrantado.

Ser uma pessoa, segundo o coração de Deus requer posicionamento, obediência, humildade, sinceridade, como pudemos observar na vida de Davi.

Ele era como qualquer outro, não tinha nada de extraordinário, mas o que tinha de marca registrada era sua busca pelo Senhor e sua sinceridade. Mas, nós também podemos ser, uma pessoa segundo o coração de Deus, na jornada da vida, ao ir em busca das características que Davi tinha.

Deus conhece o coração do homem

A chave principal para nos tornarmos pessoas segundo o coração de Deus são as nossas atitudes em relação ao Senhor. Assim como Davi, que também era falho, pecador, e que se tornou o “homem segundo o coração de Deus”, nós também podemos ser.

Davi, escreve em Salmos 119:105 “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho”. Ele tinha a compreensão clara de conhecer ao Senhor pela Sua palavra, pois só assim ele começaria a agir, pensar, ver, como o próprio Senhor faria.

Interessante relembrar que tanto Davi como seus irmãos receberam o mesmo nível de educação do pai, Jessé. Apenas Davi escolheu amar a Deus, guardar seus ensinamentos de todo o coração.

Passando por praticamente todos os livros de Salmos, podemos perceber como Davi era intimo do Senhor, amava, guardava a Sua lei.
Isto nos diz que a decisão é pessoal. Depois o Senhor irá completar a obra em nós, pelo fato da nossa disposição, nossa mente e coração Nele!

Atos 13

Ir em busca do coração de Deus

Como já vimos, o que foi de grande distinção na vida de Davi em relação a outros, foi sua grande sede de buscar a Deus, obedecendo a Sua vontade.
Buscar a Deus de todo coração, como ele fez, implica em algumas decisões:

  • Respeitar com seriedade a vontade do Senhor. Davi cumpria confiando e obedecendo as instruções do Senhor fielmente.
  • Dependência total da ajuda divina. Davi confiava que suas vitórias vinham de Deus.
  • O arrependimento é outro ponto chave. Como vimos, a sinceridade de Davi ao confessar suas falhas é algo notório. Quando foi confrontado por causa de seu pecado, demonstrou integridade e humildade admitindo seu erro. Ele sabia da importância do arrependimento verdadeiro, o que contribuía para ajustar sua conduta de vida.
  • Davi era perseverante. Sempre que derrubado, ele se levantava. A sua persistência é evidente, mesmo em meio a lágrimas, na derrota, dor ou no sofrimento. Por causa dessa atitude, ele nunca desistiu de buscar ao Senhor!

Jesus disse em Mateus 6:21, que o coração estará naquilo que é valioso para o homem. Assim, fazemos um paralelo com a vida do rei Davi, pois ele tinha o coração firme no Senhor. Mas além disso, vemos o nosso melhor exemplo em Cristo mesmo. Ele agradou ao Pai em tudo, sendo homem perfeito em todos os Seus caminhos. Jesus, sendo da linhagem de Davi, é o Rei que cumpriu fielmente toda a vontade do coração de Deus. Sigamos os Seus passos!

Os nossos desejos irão determinar nosso caráter, estilo de vida e escolhas. Vale a pena refletir e verificar se desejamos realmente agradar mais a Deus, buscando as “coisas do alto”... Para isso, precisamos de um bom modelo: temos que conhecer e ser mais semelhantes a Jesus Cristo.

Ser alguém segundo o coração de Deus é ser mais parecido com Jesus Cristo!

Leia mais:

Saiba mais por que Deus escolheu Davi

Saiba mais sobre Davi