Onde está na Bíblia: Não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus?

Apesar de muito usado no meio cristão, este ditado não está Bíblia.

Mesmo não sendo um versículo bíblico, este ditado contém princípios bíblicos. Deus é soberano e tem o controle de tudo. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Nada acontece sem a permissão e o conhecimento de Deus.

De onde surgiu a idéia que este ditado está na Bíblia?

Curiosamente esse ditado se encontra literalmente num trecho do Alcorão: “Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além dele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido” (6ª Surata versículo 59).

Podemos associar esse ditado a idéias parecidas de alguns versículos, o que pode dar a impressão que o ditado "não caí uma folha da árvore" possa fazer parte da Bíblia. Veja alguns versículos que dão essa impressão:

  • Gênesis 1:11 - Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.
  • Eclesiastes 3:1-2 - Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
  • Lucas 12:7 - Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
  • Lucas 21:18 - Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
  • Provérbios 15:3] - Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.
  • Hebreus 4:13 - Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
  • Ezequiel 17:24 - Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "Eu, o Senhor, falei, e o farei".
  • Mateus 21:19 - Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos!" Imediatamente a árvore secou.
  • Jonas 3:6-7 - Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se.

Veja: Como estudar a Bíblia?

Apesar de não ser um versículo bíblico, o termo "não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus" é resultado da reflexão bíblica sobre o controle de Deus em todas as coisas. E não há nada demasiadamente difícil para o Senhor (Jeremias 32:27). Seus olhos observam toda a terra (Jó 28:24).