Há muitas formas diferentes de ler a Bíblia. Cada pessoa deve adaptar sua leitura à sua situação, dependendo de seu nível de conhecimento das Sagradas Escrituras. No entanto, podemos dar algumas sugestões sobre onde começar a ler a Bíblia.
Os primeiros passos
Comece escolhendo sua Bíblia. A Bíblia não foi escrita em português, por isso foi traduzida. Existem várias traduções em português, desde mais antigas, em linguagem mais arcaica (Almeida Revista e Corrigida, por exemplo), a mais modernas, mas com rigor (como a Nova Versão Internacional), a versões que tentam explicar o significado, em vez de somente traduzir o texto (como a Nova Tradução Linguagem de Hoje). Você pode ler a Bíblia impressa, online ou através de aplicativos.
Decida seu horário diário para ler a Bíblia e quanto tempo você vai dedicar a isso. Se você tem pouco tempo, leia um ou dois capítulos por dia. Se você tem mais tempo, você poderá ler um pouco mais. A Bíblia é um livro de conteúdo espiritual, por isso, também é importante tirar um pouco de tempo para orar e procurar entender o que você está lendo.
Use o índice. Cada Bíblia em papel tem um índice no início. Se você não sabe onde um livro da Bíblia fica, procure a página no índice. Aproveite os recursos que sua Bíblia tem.
Para quem está começando, não é boa ideia tentar ler logo de capa a capa. A Bíblia é um pouco diferente de outros livros. Ela, na verdade, é uma coleção de 66 livros que estão agrupados por gêneros literários (livros históricos, poéticos, proféticos, evangelhos e cartas...), não por ordem de leitura, nem por ordem cronológica.
Se esse é seu primeiro contato com a Bíblia:
1. Comece lendo um dos quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas ou João. Essas quatro pessoas escreveram a biografia de Jesus, cada um de uma perspectiva um pouco diferente. Qualquer um desses livros lhe mostrará quem é Jesus, o personagem principal da Bíblia. Dúvida por qual começar? Sugerimos Marcos, por ser o mais curto dos Evangelhos.
2. Depois de ler um dos evangelhos, passe para Atos dos Apóstolos, é um livro interessante e que conta a história da fundação da Igreja, depois que Jesus ressuscitou. Esse livro te ajudará a entender como aconteceu o início do cristianismo, como viviam os cristãos e como espalhavam a mensagem de Jesus Cristo.
3. Leia Romanos, Gálatas e Efésios para entender melhor sobre o plano de salvação, a fé em Cristo e sobre a vida cristã. Essas cartas apostólicas são ótimas referências para compreendermos o legado deixado por Cristo ao seu povo. E como este mesmo povo deve prosseguir na fé durante as lutas e perseguições na jornada cristã neste mundo.
4. Conclua essa fase, lendo os livros de 1, 2 e 3 João que servem como um bom resumo sobre o conhecimento espiritual: sobre o amor, a verdade contra erros e enganos, e a hospitalidade cristã.
A sequência sugerida com estes livros vão te ajudar a entender melhor a salvação e como a vida é diferente depois. São bons passos para ganhar um conhecimento básico do Evangelho.
Se você quer aprofundar seu conhecimento geral da Bíblia:
1. Comece lendo o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) – os cinco primeiros livros da Bíblia. Esses livros lhe contarão a história da criação do mundo e a história do povo escolhido – Israel e seu papel nos planos messiânicos de Deus. Também ajudarão a entender como Deus age ao longo da História, na sua revelação progressiva à humanidade.
2. A seguir será interessante ler o livro de Hebreus, para compreender como muitas das ordenanças dadas a Israel no princípio se assentam na Nova Aliança, em Jesus Cristo.
3. Depois, leia os livros históricos – de Josué a Ester:
- Josué, Juízes, Rute – narram a vida de Israel na terra prometida, desde a conquista de Canaã por Josué até o governo durante a liderança dos juízes.
- 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas – narram os altos e baixos de Israel sob o comando dos reis e sua trajetória de declínio que culminou no exílio na Babilônia.
- Esdras, Neemias e Ester – dão um vislumbre da história dos israelitas no exílio e seu retorno glorioso à terra de Israel.
Atenção: alguns dos livros históricos contam histórias repetidas, mas de perspectivas diferentes.
4. Conheça as profecias – leia os livros de Isaías a Malaquias. Estes, contam como Deus avisou o povo ao longo do tempo sobre os eventos futuros que iria acontecer. Se você decidir ler esses livros, é bom tentar lê-los por ordem cronológica e procurando localizar o contexto histórico antes de ler cada livro.
5. Depois, você pode ler o Evangelho de João – que te ajudará a compreender a divindade de Jesus e, Sua identidade como Senhor da história e do tempo. Cristo é o autor da Salvação da humanidade. O Evangelho de João objetiva a fé dos seus leitores para que creiam que Jesus é o Filho de Deus.
6. A seguir leia os livros do apóstolo Pedro: 1 Pedro e 2 Pedro onde encontrará mensagens pastorais de esperança, encorajamento à submissão e honra a Deus para ultrapassar os sofrimentos com maturidade, sempre preparados para a segunda volta de Cristo.
7. Por último, leia o fantástico livro de Apocalipse. Este é um livro profético escrito pelo apóstolo João, que descreve suas visões acerca do final dos tempos. As profecias finais dialogam com as profecias do Antigo Testamento e também fazem várias alusões à história e a promessa gloriosa do Reino vindouro, na eternidade no céu.
Os livros de profecia do Antigo Testamento e o livro do Apocalipse podem ser bastante difíceis de entender. Mas não se preocupe. Mesmo os conhecedores da Bíblia mais sábios têm algumas dificuldades para interpretar esses livros!
Livros para ler em qualquer momento:
Salmos e Provérbios são livros interessantes e edificantes para ler em qualquer momento, não importa quanto você conhece da Bíblia.
- Salmos – é um livro com poemas e canções muito honestas a Deus.
- Provérbios – é um livro com muitos conselhos sábios para a vida cotidiana.
Livros para quando você estiver mais avançado:
- Cântico dos Cânticos – poemas sobre o valor do amor entre um homem e uma mulher.
- Eclesiastes – uma reflexão sobre a futilidade de tudo na vida sem Deus.
- Jó – um livro que explora as perguntas mais difíceis sobre o sofrimento, sem dar respostas fáceis.
Recursos para facilitar ou personalizar a leitura
Os exemplos acima são apenas algumas sugestões para ler a Bíblia. Você também pode procurar planos de leitura online ou em livros, que poderão ser mais adaptados para sua situação.
Outra ideia será ler os livros bíblicos na ordem cronológica. Essa leitura te permitirá compreender mais sobre a história divina, ao longo dos tempos, tomando o contexto histórico e cultural dos povos bíblicos, para evidenciar a história de Deus e como Ele veio até nós, através de Jesus Cristo.
Você também poderá ler os livros de um mesmo autor e tentar fazer conexões, comparações, aprofundando suas mensagens, por exemplo:
- Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio – livros cuja autoria é atribuída a Moisés, nos ajudam a ter uma perspectiva da primeira parte das Escrituras Sagradas.
- Eclesiastes, Cânticos e Provérbios – livros atribuídos a Salomão, filho de Davi, rei mais sábio de Israel.
- Cartas de Paulo – mensagens de ensino, conselhos pastorais e orientações sobre a vida cristã.
- Lucas e Atos dos Apóstolos – fruto do trabalho de investigação de Lucas, o médico amado, que escreveu a sequência dos acontecimentos da vida, obra, morte, ressurreição e princípio da Igreja de Cristo.
- Obras de João – Evangelho de João, Cartas: 1, 2 e 3 João, livro de Apocalipse.
- Cartas de Pedro – 1 e 2 Pedro, além do Evangelho de Marcos, que terá tido grande influência do apóstolo Pedro, na transmissão para o evangelista Marcos, dos acontecimentos descritos na jornada com Jesus Cristo.
Procure conversar com um pastor ou alguém com mais conhecimento da Bíblia. Essa pessoa poderá lhe ajudar a criar um bom plano para você e tirar suas dúvidas.
Vá para a igreja. Lá você vai aprender mais sobre a Bíblia e sua aplicação para sua vida. A igreja é um grupo de pessoas que já reconheceu sua necessidade de se juntar para ler, estudar e entender a Bíblia.
Há uma variedade de recursos disponíveis online e em livros que podem ajudá-lo a compreender melhor os textos bíblicos. Entre eles estão devocionais diários, comentários, manuais bíblicos, dicionários, mapas e informações sobre a história e cultura da época. Não permaneça na ignorância!
Veja mais: