Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Há muitas formas diferentes de ler a Bíblia. Cada pessoa deve adaptar sua leitura à sua situação, dependendo de seu nível de conhecimento da Bíblia. No entanto, podemos dar algumas sugestões sobre onde começar a ler a Bíblia.

Os primeiros passos

Antes de começar, faça a pergunta: “quanto sei sobre a Bíblia?” Mesmo sem terem lido, algumas pessoas cresceram a ouvir histórias da Bíblia, mas outras nunca tiveram esse contato básico com a Bíblia. Em que situação você está?

Comece por escolher sua Bíblia. A Bíblia não foi escrita em português, por isso foi traduzida. Existem várias traduções em português, desde mais antigas, em linguagem mais arcaica (a versão Almeida), a mais modernas, mas com rigor (como a Nova Versão Internacional), a versões que tentam explicar o significado, em vez de traduzir mesmo (como a Nova Tradução Linguagem de Hoje). Você pode ler a Bíblia em papel, online ou em uma aplicação no celular.

Decida também seu horário diário para ler a Bíblia e quanto tempo você vai dedicar a isso. Se você tem pouco tempo, leia um ou dois capítulos por dia. Se você tem mais tempo, você pode ler um pouco mais. Também é bom tirar um pouco de tempo para orar e procurar entender o que você está lendo.

Veja aqui: como estudar uma passagem da Bíblia?

Dica útil: cada Bíblia em papel tem um índice no início. Se você não sabe onde um livro da Bíblia fica, procure a página no índice. Aproveite os recursos que sua Bíblia tem.

O plano de leitura – em que ordem devo ler a Bíblia?

A Bíblia é um pouco diferente de outros livros. Ela na verdade é uma coleção de 66 livros mais pequenos, que estão agrupados por gêneros literários (livros históricos, cartas, poemas...), não por ordem de leitura, nem por ordem cronológica. Por isso, para quem está começando, não é boa ideia tentar ler logo de capa a capa.

Se esse é seu primeiro contato com a Bíblia:

Comece com um dos quatro evangelhos, no Novo Testamento – Mateus, Marcos, Lucas ou João. Essas quatro pessoas escreveram a biografia de Jesus, cada um de uma perspetiva um pouco diferente. Qualquer um desses livros lhe mostrará quem é Jesus, o personagem principal da Bíblia.

Atos dos Apóstolos conta a história da fundação da Igreja, depois que Jesus ressuscitou. Esse poderá ser um livro interessante para ler depois de um dos evangelhos.

Para entender mais sobre a vida cristã, você pode ler alguns livros que vêm depois de Atos dos Apóstolos – de Romanos a 2 Tessalonicenses. O livro de 1 João também é muito interessante. Esses livros vão lhe ajudar a entender melhor a salvação e como a vida é diferente depois.

Esses são bons passos para ganhar um conhecimento básico do evangelho.

Veja também: a Bíblia é dividida em quantas partes?

Se você quer aprofundar seu conhecimento global da Bíblia:

Comece por ler os livros históricos do Antigo Testamento – de Gênesis a Ester. Esses livros lhe contarão a história da criação do mundo e lhe ajudarão a entender como Deus age ao longo da História. Também contam a história do povo de Israel e seu papel nos planos de Deus.

Nota: depois de ler os primeiros cinco livros da Bíblia (Gênesis a Deuteronômio), será bom ler o livro de Hebreus, no Novo Testamento.

Atenção: alguns dos livros históricos contam histórias repetidas, mas de perspetivas diferentes.

Opcional: os livros de profecias – de Isaías a Malaquias – contam como Deus avisou o povo ao longo do tempo sobre o que iria acontecer. Se você decidir ler esses livros, é bom tentar lê-los por ordem cronológica e procurar o contexto histórico antes de ler cada livro.

Descubra aqui: qual é a ordem cronológica dos livros da Bíblia?

Depois você pode ler os quatro evangelhosMateus a João – e Atos dos Apóstolos. A seguir a esses livros, leia o resto dos livros do Novo Testamento – de Romanos a Apocalipse.

Mais uma nota: os livros de profecia do Antigo Testamento e o livro de Apocalipse podem ser bastante difíceis de entender. Mas não se preocupe. Mesmo os conhecedores da Bíblia mais sábios têm alguma dificuldade com esses livros!

Livros para ler em qualquer altura:

Os livros de Salmos e Provérbios são interessantes e edificantes para ler em qualquer momento, não importa quanto você conhece da Bíblia. Os salmos são poemas e canções muito honestas a Deus e o livro de Provérbios tem muitos conselhos sábios para a vida cotidiana.

Livros para quando você estiver mais avançado:

  • Cântico dos Cânticos – poemas sobre o valor do amor entre um homem e uma mulher
  • Eclesiastes – uma reflexão sobre a futilidade de tudo sem Deus
  • – um livro que explora as perguntas mais difíceis sobre o sofrimento, sem dar respostas fáceis

Leia aqui: quando foi escrita a Bíblia?

Recursos para facilitar ou personalizar a leitura

Os exemplos acima são apenas algumas sugestões para ler a Bíblia. Você também pode procurar planos de leitura online ou em livros, que poderão ser mais adaptados para sua situação.

Procure conversar com um pastor ou alguém com mais conhecimento da Bíblia. Essa pessoa poderá lhe ajudar a criar um plano bom para você e tirar suas dúvidas. Vá para a igreja. Lá você vai aprender mais sobre a Bíblia e sua aplicação para sua vida.

Leia também: por que é importante ir à igreja?

Também existem vários recursos online e em livros para lhe ajudar a entender melhor o texto da Bíblia, como dicionários, mapas, informações sobre a História e a cultura da época... Não fique na ignorância!