Oração em qualquer lado tem poder, se for de acordo com a vontade de Deus. O monte não confere nenhum poder especial à oração mas pode servir como um lugar mais tranquilo para orar. Não é errado orar no monte mas não devemos exagerar sua importância.
Crente deve orar no monte?
Não é dever do crente subir ao monte para orar, mas pode se quiser. A Bíblia não obriga nem proíbe a oração no monte. Deus ouve sua oração em todo lado.
Veja também: o que significa orar sem cessar?
Os dois lugares privilegiados para orar na Bíblia são na privacidade do seu quarto (Mateus 6:6) e na igreja, com outros irmãos. Não há nenhuma regra sobre o monte. No entanto, orar no monte pode ser bom se não existir um lugar tranquilo dentro de casa ou na igreja para orar. A tranquilidade ajuda a focar mais em Deus, sem distrações. Isso é muito bom para a oração.
Se você quiser orar no monte, considere algumas questões de segurança:
- Você conhece o lugar? Não suba um monte desconhecido sozinho de noite. Pode ser muito perigoso. Escolha um lugar que você conhece e que não tem reputação de perigo
- Você conhece as pessoas? Se você for com um grupo de crentes, procure ficar junto de pessoas de confiança
- Leve lanterna! Caminhar na escuridão pode ser muito perigoso no monte, mesmo quando você conhece bem o lugar
Atenção! O único sacrifício que Deus exige é uma vida dedicada a Ele. Subir um monte não lhe vai dar mais “crédito” com Deus. Nem o monte, nem o ato de subir o monte tem poder. Todo poder está em Deus, que está em todo lado. O que realmente faz a diferença na oração é seu coração, não sua localização (João 4:21-24).
Leia aqui: oração tem poder? Qual é o poder da oração?
O que a Bíblia diz sobre oração no monte?
A Bíblia não manda orar no monte, nem diz que a oração no monte tem mais poder. A oração tem poder em todo lado (1 Timóteo 2:8). No entanto, algumas pessoas na Bíblia subiam a montes para orar em certas ocasiões. O monte era um lugar útil para orar por duas razões principais:
- A solidão – Jesus gostava de orar no monte para estar sozinho com Deus, sem distrações; longe do barulho e da confusão de pessoas exigindo sua atenção, ele podia focar somente em Deus – Lucas 6:12
- O espaço – os montes eram usados também para ensinar multidões; quando havia muita gente querendo ouvir um pregador, um monte era o lugar ideal porque tinha muito espaço e todos poderiam ver o pregador no alto do monte – Mateus 15:29-30
Alguns montes na Bíblia eram importantes porque foram lugares onde Deus manifestou Sua glória. Os montes não tinham poder especial; eram apenas a localização de alguns encontros com Deus. O monte Sião na Bíblia era importante porque foi o lugar que Deus escolheu para Seu templo, no alto de Jerusalém.
Descubra aqui: o que é o monte Sião na Bíblia?
Por outro lado, o monte também era o lugar privilegiado de rituais idólatras repugnantes, onde as pessoas adoravam deuses falsos. Deus condenou a idolatria que acontecia no monte (Deuteronômio 12:2).