"Tudo posso naquele que me fortalece" - estudo bíblico

A expressão “tudo posso naquele que me fortalece” é um dos versículos mais conhecidos da Bíblia, mas também é alvo de muitas interpretações erradas. Filipenses 4:13 é um grande encorajamento, porque mostra quanta força Jesus  nos dá.

O que “tudo posso” não significa:

  • Posso alcançar todos os meus sonhos, por mais impossíveis que sejam
  • Posso fazer tudo que quiser, mesmo se for pecado
  • Posso fazer coisas impossíveis (como saltar de um prédio e voar)

Ser cristão não significa que Deus faz tudo que queremos. Também não é garantia de uma vida fácil, em que recebemos tudo que sonhamos sem dificuldade, se tivermos fé suficiente. Deus não existe para nos servir; nós existimos para servir a Deus! E os planos de Deus são maiores que os nossos.

O verdadeiro significado de “tudo poso naquele que me fortalece”

Podemos entender o significado real de “tudo posso” pelo seu contexto. A carta aos filipenses foi escrita pelo apóstolo Paulo e, para concluir, ele agradeceu as ofertas que a igreja tinha lhe enviado. Mas Paulo não dependia do dinheiro. Ele dependia de Deus.

Em sua vida, Paulo tinha passado por tempos de riqueza e de pobreza, força e fraqueza, fartura e necessidade. Ele tinha aprendido a lidar com todo tipo de situação e sua alegria já não dependia de suas circunstâncias materiais (Filipenses 4:11-12). A força de Paulo vinha de Jesus.

“Tudo posso naquele que me fortalece” ensina uma verdade muito importante: Jesus é nossa força. Nosso sustento e nossa alegria vem de Jesus e toda nossa vida depende dele. Com Jesus, podemos passar por todo tipo de situação e ainda encontrar força para continuar.

Veja também: o que significa "diga o fraco eu sou forte"?

Aplicação prática

Jesus disse que iríamos enfrentar dificuldades nesse mundo. Mas ele também disse que ele venceu o mundo (João 16:33). Não precisamos ter medo do que poderemos enfrentar, porque sabemos que Jesus nos vai dar força. Nossas circunstâncias mudam mas Jesus não muda.

Mesmo quando estamos passando por tempos difíceis, sabemos que Jesus está conosco. Por isso, vamos conseguir superar os problemas e continuar na missão que Jesus tem para nós. No bom e no ruim, nossa força vem de Jesus.