O que significa "a minha graça te basta"?

“A minha graça te basta” significa que a graça de Jesus é suficiente para nos sustentar, mesmo nos momentos mais difíceis. A graça de Jesus é mais poderosa que qualquer dificuldade. Podemos sempre confiar na graça de Deus.

2 Coríntios 12:9 explica que podemos ficar ainda mais fortes em Deus quando estamos fracos, porque descobrimos que a graça de Deus nos basta.

O contexto desse versículo fala sobre o apóstolo Paulo, que tinha recebido visões do Céu mas depois tinha ficado com um espinho na carne, que o atormentava. Ele orou três vezes a Deus para que retirasse o espinho mas Deus lhe respondeu que a Sua graça lhe bastava. Assim Paulo aprendeu a encontrar alegria em Deus, mesmo no sofrimento (2 Coríntios 12:10).

Veja aqui: o que era o espinho na carne de Paulo?

A graça de Deus salva todo aquele que crê em Jesus e se arrepende de seus pecados (Efésios 2:8-9). Ele nos limpa de nossos pecados e nos oferece a vida eterna... de graça! Jesus transforma e preenche nossas vidas, porque ele nos ama e quer nosso bem. Ele nos protege, sustenta, consola, fortalece e dá alegria, tudo por sua graça. Jesus nunca nos abandona.

A graça de Deus não tem limites! Nós somos fracos mas Jesus é forte. Quando todas as outras coisas em que colocamos nossa confiança falham, Jesus nunca falha. Ele é o único em quem podemos sempre confiar.

Veja também: o que é graça?

A graça nas dificuldades

Quando recebeu essa mensagem, Paulo estava em grande sofrimento. Ele orou fervorosamente a Deus para ser livrado de tanto tormento mas Deus não o livrou. Porquê? Deus não é um Deus de amor?

Sim, Deus nos ama e quer nosso bem. O espinho na carne vinha de satanás mas Deus permitiu que continuasse a atormentar Paulo para ele aprender uma lição muito valiosa: a verdadeira força não vem de nós. O espinho na carne não destruiu o ministério de Paulo, porque o sucesso de seu trabalho não dependia da força dele (2 Coríntios 4:7-9).

Paulo descobriu que, em Jesus, até o sofrimento podia ser usado para seu bem. Sua dor aproximou-o de Deus e ajudou-o a confiar mais na graça de Deus. Paulo encontrou alegria em Deus, apesar de todas as circunstância difíceis de sua vida (Filipenses 4:12-13).

Descubra aqui: o que significa "diga o fraco eu sou forte"?

O exemplo de Paulo não significa que Deus quer nos fazer sofrer nem que Ele não vai nos livrar. O sofrimento acontece a toda a gente mas Deus pode mudar a situação para nosso bem (Romanos 8:28). Temos todo direito de pedir a Deus que Ele nos livre mas também podemos aproveitar cada circunstância da vida para nos aproximarmos mais de Deus.

Nos tempos difíceis, podemos confiar que Deus vai fazer o melhor para nós, quer isso seja retirar o sofrimento ou usar o sofrimento para nosso bem. Para o crente, todo sofrimento é temporário mas a graça de Deus é para sempre! - 2 Coríntios 4:16-18