O que é graça?

Graça é um favor que não foi merecido. Graça é algo bom que é dado, não porque a pessoa que recebe merece mas porque a pessoa que dá é generosa. Deus nos oferece a salvação de graça.

Quando alguém oferece um presente de graça, significa que quem recebe não tem de pagar pelo presente nem se esforçar por merecê-lo. Graça é um ato de amor incondicional, não depende da pessoa que recebe. A graça revela o bom caráter de quem dá, não de quem recebe.

A graça de Deus

Deus mostra Seu amor por nós através da graça. Nós merecemos castigo por causa de nossos pecados mas Deus nos enviou Jesus para pagar o preço e nos oferecer a salvação. Mesmo não fazendo nada para merecer, nós podemos ser libertados do poder do pecado, perdoados do castigo eterno e adotados como filhos de Deus, para morar com Ele para sempre (Efésios 2:4-5). Só precisamos ter fé.

Ninguém por seu próprio mérito consegue apagar seu pecado e se purificar para entrar no Céu. Por mais que tentamos ser bons, não conseguimos evitar todo pecado. Só Deus pode nos libertar do peso do pecado (1 João 1:8-9). Ele não precisa nos libertar. Ele poderia exigir justiça e condenar todos mas Ele nos ama. Por isso, Ele nos ofereceu a salvação, de graça.

A graça na vida do crente

A graça não se limita à salvação no momento em que aceitamos Jesus como nosso salvador. A graça de Deus atua ao longo de nossa vida, nos dando a capacidade para fazer coisas boas e parar de pecar (Efésios 2:8-10). Sozinhos não conseguimos mas se confiamos em Deus, Ele nos transforma.

A graça de Deus também atua quando fazemos coisas erradas depois de convertidos. Quando nos arrependemos do erro, Deus nos perdoa e ajuda a consertar as coisas. Isso não significa que podemos continuar pecando, sem medo das consequências, mas que a graça de Deus é muito grande (Hebreus 4:14-16).

Não está convencido? Descubra aqui: como posso saber se Deus me perdoou?

Da mesma forma que Deus nos dá Sua graça, nos perdoando muitas vezes de muitos pecados, nós podemos dar graça a outras pessoas, perdoando-as. A graça de Deus muda nossa perspetiva: como posso exigir vingança contra outra pessoa quando Deus, que é perfeito, me perdoou de tantos pecados, em vez de exigir castigo? A graça de Deus nos dá outra chance. A graça de Deus liberta.

Quer saber mais sobre perdão? Veja aqui o que a Bíblia ensina sobre perdão.