A Bíblia não diz especificamente o que era o espinho na carne de Paulo. Apenas sabemos que o espinho na carne atormentava Paulo e que Deus não o retirou. Apesar de lhe causar muito sofrimento, o espinho na carne ajudou Paulo a se manter humilde.
Paulo recebeu um espinho na carne depois de ter uma visão gloriosa do paraíso. O espinho na carne serviu para que ele não se tornasse arrogante ou se achasse superior por causa da revelação que teve (2 Coríntios 12:7).
Paulo sofreu muito com o espinho na carne e orou três vezes a Deus pedindo que o retirasse. Mas a resposta que recebeu foi que a graça de Deus lhe bastava, em 2 Coríntios 12:8-9. Deus não retirou o espinho na carne, mas ajudou Paulo em sua fraqueza.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente a você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
- 2 Coríntios 12:8-9
Não há mais nenhuma referência ao espinho na carne de Paulo, por isso ninguém sabe o que era. A Bíblia não diz se o espinho na carne estava ligado a alguma doença ou perseguição que Paulo sofreu ao longo de sua vida. Mas conhecemos alguns fatos importantes sobre o espinho na carne de Paulo:
- Era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”;
- Tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (Lucas 13:11);
- Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele
- Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento, mas ajudou-o a crescer com essa experiência.
Por que Deus não tirou o espinho na carne?
A Bíblia diz que Deus não curou Paulo do espinho na carne para mostrar que Sua graça era suficiente. Quando estava fraco e em sofrimento, Paulo podia ver que o sucesso de seu ministério não dependia dele. Ele foi muito privilegiado por receber visões e dons, mas tudo isso era obra de Deus. Paulo era fraco, mas Deus é forte e usou Paulo para abençoar muitas pessoas.
Deus usou até a ação cruel de Satanás para o bem de Paulo! Satanás tenta nos destruir, mas Deus usa até as situações mais difíceis para nos ajudar a crescer e aprender (Romanos 8:28). O espinho na carne de Paulo era uma coisa ruim, que ninguém deve querer, mas Deus inverteu a situação.
Veja também: