O que era o espinho na carne de Paulo?

A Bíblia não diz o que era o espinho na carne de Paulo. Apenas sabemos que o espinho na carne atormentava Paulo e que Deus não o retirou. Apesar de lhe causar muito sofrimento, o espinho na carne ajudou Paulo a se manter humilde.

Paulo recebeu um espinho na carne depois de ter uma visão gloriosa do paraíso. O espinho na carne serviu para que ele não se tornasse arrogante ou se achasse superior por causa da revelação que teve (2 Coríntios 12:7).

Paulo sofreu muito com o espinho na carne e orou três vezes a Deus pedindo que o retirasse. Mas a resposta que recebeu foi que a graça de Deus lhe bastava (2 Coríntios 12:8-9). Deus não retirou o espinho na carne mas ajudou Paulo em sua fraqueza.

Não há mais nenhuma referência ao espinho na carne de Paulo, por isso ninguém sabe o que era. A Bíblia não diz se o espinho na carne estava ligado a alguma doença ou perseguição que Paulo sofreu ao longo de sua vida. Mas conhecemos alguns fatos importantes sobre o espinho na carne de Paulo:

  • Era de origem espiritual – a Bíblia diz que o espinho na carne era um “mensageiro de Satanás”;
  • Tinha efeitos físicos – o espinho afetava a carne (o corpo) de Paulo de alguma forma; essa não é a primeira referência a um problema físico causado por um problema espiritual (Lucas 13:11);
  • Era ruim – o espinho na carne atormentava Paulo e ele queria muito ficar livre dele
  • Deus permitiu – o sofrimento de Paulo tinha um propósito; Deus não o livrou do sofrimento mas ajudou-o a crescer com essa experiência.

Veja aqui: um crente pode ser possuído por um demônio?

Por que Deus não tirou o espinho na carne?

A Bíblia diz que Deus não curou Paulo do espinho na carne para mostrar que Sua graça era suficiente. Quando estava fraco e em sofrimento, Paulo podia ver que o sucesso de seu ministério não dependia dele. Ele foi muito privilegiado por receber visões e dons mas tudo isso era obra de Deus. Paulo era fraco mas Deus é forte e usou Paulo para abençoar muitas pessoas.

Veja também: por que Deus permite o sofrimento?

Deus usou até a ação cruel de Satanás para o bem de Paulo! Satanás tenta nos destruir mas Deus usa até as situações mais difíceis para nos ajudar a crescer e aprender (Romanos 8:28). O espinho na carne de Paulo era uma coisa ruim, que ninguém deve querer, mas Deus inverteu a situação.