O que a Bíblia diz sobre comer carne?

A Bíblia autoriza a comer carne mas também autoriza ser vegetariano. A escolha é de cada um, de acordo com o que achar melhor. Jesus declarou que todos os alimentos são puros (Marcos 7:18-19).

Deus autoriza o vegetarianismo

Em Gênesis 1:29-30 lemos que Deus nos deu fruta e vegetais para comer. Só foi nos tempos de Noé que Ele nos deu todos os animais para comer. Então podemos concluir que antes de Noé toda a gente era vegetariana.

Daniel e seus amigos, quando estavam sendo treinados na Babilônia, decidiram não comer carne, só vegetais. Isso não foi porque achavam que comer carne era errada mas porque a carne vinha da mesa do rei da Babilônia e, por alguma razão, era impura para judeus. Deus abençoou Daniel e seus amigos, não porque tinham uma dieta vegetariana mas porque decidiram respeitar as leis de Deus e não do rei (Daniel 1:8-16).

Deus autoriza comer carne

Em Gênesis 9:3, depois do Dilúvio, Deus dá todos os animais ao homem como alimento. Abraão ofereceu carne de novilho ao anjo do Senhor para comer (Gênesis 18:8). Muitos dos rituais judeus implicavam comer a carne de cordeiros ou bezerros sacrificados e Deus deu uma lista dos animais que os judeus podiam e não podiam comer.

Jesus comeu peixe (Lucas 24:41-43) e provavelmente cordeiro também. No início da igreja, com a conversão de pessoas que não eram judias, gerou-se muita polêmica sobre se era permitido comer carne e de que tipo. Os apóstolos chegaram à conclusão que era bom comer carne e que não se devia fazer distinção entre animais para comer, tal como não se devia fazer distinção entre pessoas para falar de Cristo.

Descubra aqui: o que Jesus comia?

O que é melhor, comer carne ou não comer?

Não faz diferença. Nos tempos bíblicos a carne era muito mais cara e rara do que agora, então as pessoas comuns comiam muito menos que nós hoje, só em ocasiões especiais. Mas quem tinha possibilidade comia com mais frequência.

Paulo deixou claro em Romanos 14:2-6 que tanto podemos comer carne como não comer, desde que estejamos convictos e demos graças a Deus em tudo o que fazemos. Não devemos julgar os outros nem impor restrições que para outra pessoa não fazem sentido. Cada um está livre em Cristo para decidir sobre esse assunto (Colossenses 2:20-21).