O que Jesus comia?

A Bíblia menciona alguns alimentos que Jesus comeu com certeza. Outros, podemos assumir que Jesus muito provavelmente comia, por fazerem parte da dieta normal daquela área geográfica há dois mil anos atrás.

O que a Bíblia diz que Jesus comeu

Peixe é a única coisa que a Bíblia diz explicitamente que Jesus comeu. Em Lucas 24:41-43 vemos que Jesus pediu alguma coisa para comer, e os discípulos lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu na frente deles.

O que Jesus certamente comeu

1. Mel

Na mesma passagem, de Lucas 24:41-43, alguns manuscritos têm uma parte extra: "e um favo de mel". Os melhores manuscritos encontrados não incluem essa parte. Mesmo assim, o mel era algo muito comum de se comer naquele tempo, mesmo entre os mais pobres. Lembre por exemplo de João Batista, que também comia mel silvestre (Marcos 1:6). Jesus muito provavelmente comeu - e comia normalmente - mel.

2. Pão

Nenhuma passagem diz explicitamente que Jesus comeu pão, mas esta era talvez a comida mais comum naquele tempo. Além disso, Jesus esteve em várias refeições onde pelo menos os outros estavam comendo pão. Quando ele multiplicou os pães e os peixes (Mateus 14:19-21), e na última ceia (Mateus 26:26), são apenas dois exemplos. Podemos assumir com bastante certeza que Jesus comia pão com muita frequência. Pão feito com trigo era mais raro, e para os mais ricos. Para os mais pobres era mais comum comer pães de cevada.

3. Carne de Cordeiro e Vaca

A carne era uma coisa cara, a que pessoas com poucas posses raramente tinham acesso. No entanto, para os judeus a celebração da Páscoa (cuja tradição incluía comer carne de cordeiro) era tão importante que podemos especular que pelo menos de vez em quando, mesmo os mais pobres comiam cordeiro. Na última ceia, é possível que Jesus tenha comido cordeiro com os seus discípulos.

Jesus também esteve em algumas festas de pessoas ricas (em Lucas 14, por exemplo, ele comeu na casa de um fariseu importante). É possível, por isso, que mesmo que apenas de vez em quando, Jesus comesse carne de vaca.

Era também permitido aos judeus comer bodes e ovelhas. Veados, antílopes, e outros animais que podem ser caçados também eram permitidos. Apesar de pouco acessíveis, Jesus pode ter comido carne desses animais.

4. Figo

Uma vez, quando teve fome, Jesus viu uma figueira ao longe e procurou para ver se tinha figos (Marcos 11:12-13). É normal concluirmos que se a figueira tivesse figos, Jesus teria comido.

O que Jesus muito provavelmente comia

Esta lista de comidas era bem comum naquele tempo, e é muito provável que também fizessem parte do cardápio de Jesus, pelo menos de vez em quando.

  • Uva
  • Queijo (de cabra)
  • Ovo
  • Azeitona
  • Trigo
  • Cevada
  • Lentilha
  • Tâmara
  • Melão
  • Pepino
  • Romã
  • Uva passa

O que Jesus Bebia

1. Água

Jesus bebia água, claro. Em João 4:7, Jesus teve sede e pediu água a uma mulher samaritana que tinha vindo tirar água do poço. O texto não entra nesse detalhe, mas podemos concluir que Jesus bebeu água ali.

2. Vinho

Existe até alguma polêmica sobre o assunto, mas a maioria dos estudiosos da Bíblia concorda que Jesus bebia vinho com teor alcoólico, sim. Afinal de contas Jesus transformou água em vinho em um casamento (João 2:9-10), e foi acusado (embora falsamente, pois Jesus nunca pecou) de ser um comilão e um beberrão (Lucas 7:33-34). Jesus nunca se embebedou, pois isso seria pecado, mas tudo indica que Jesus consumia vinho normalmente, como a maioria das pessoas naquele tempo.

Você sabe o que a Bíblia diz sobre bebida? Veja aqui: cristãos podem tomar bebidas alcoólicas?

3. Leite (de cabra)

Pastores de cabras tinham mais acesso ao leite, mas podemos assumir que Jesus pode ter bebido leite de vez em quando ao longo da sua vida.

4. Cerveja

Embora não saibamos com certeza se Jesus bebia cerveja ou não, sabemos que bebidas fermentadas com cevada, por exemplo, eram bem conhecidas e consumidas naquela época e naquela região. Quando a Bíblia fala em "bebida fermentada", está provavelmente se referindo a bebidas muito similares a cerveja.

O que Jesus não comia

Como judeu, Jesus tinha uma série de restrições na sua dieta, e por isso podemos afirmar com certeza que Jesus nunca comeu certas coisas por causa disso. Outros alimentos, simplesmente não estavam disponíveis na região ou não eram sequer conhecidos ainda.

Por causa das restrições judaicas, Jesus nunca comeu:

  • Carne de porco
  • Coelho
  • Frutos do mar (camarão, lagosta, caranguejo etc..)

Veja também: cristão pode comer carne de porco?

Porque não existiam na época, ou pelo menos não no Oriente Médio, Jesus nunca comeu:

  • Batata
  • Chocolate
  • Milho