Cristãos podem tomar bebidas alcoólicas?

Sim, o cristão pode tomar bebidas alcoólicas, desde que com moderação. A Bíblia condena a embriaguez e avisa a ter muito cuidado para não exagerar quando você bebe álcool.

O vinho com álcool era uma bebida muito comum nos tempos da Bíblia. Chegava às vezes a ser mais saudável do que a água, que não tinha tratamento. As uvas eram uma fonte essencial de açúcar para a dieta da região. As pessoas estavam acostumadas a beber e sabiam os seus limites. Mesmo assim, cometiam-se excessos, que a Bíblia condena.

Veja aqui: o que Deus diz sobre bebida?

Como cristãos temos a liberdade para comer e beber de tudo mas devemos fazer com moderação, sem cair no vício (1 Coríntios 6:12). Cada um deve decidir se vai tomar bebidas alcoólicas ou não. Se você decidir que quer beber, vai precisar de muito cuidado e domínio próprio para não cair em excessos, especialmente se as pessoas à sua volta estão exagerando. Pode ser um jeito de mostrar aos amigos descrentes que dá para ser moderado. Se você decide não beber, então use isso como forma de mostrar que não precisamos de álcool para sermos felizes. Independentemente da sua escolha, faça para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).

Também é bom lembrar que algumas pessoas acham que não é aceitável tomar bebidas alcoólicas. Se causar escândalo ou causar problemas à fé de seu irmão, então é melhor não beber ou só beber em privado (Romanos 14:20-22).

Veja também: por que Jesus transformou água em vinho?

Quem não deve beber?

  • Alcoólicos – se você está lutando contra o alcoolismo ou não se consegue controlar, então não beba nem um pouco
  • Condutores – se você vai dirigir, não beba; até pequenas quantidades de álcool afetam os sentidos
  • Crianças – o corpo das crianças não consegue processar o álcool, não é bom beberem
  • Grávidas – o álcool ingerido pela mãe pode afetar o desenvolvimento do bebê
  • Medicados - beber álcool pode ser muito perigoso se você está tomando certos medicamentos