Gula é pecado?

Sim, gula, ou glutonaria, é pecado. Gula é o hábito de comer em excesso. Reflete falta de domínio próprio e pode causar muitos problemas de saúde. É importante ter uma vida equilibrada, que não é dominada pela comida.

Nossos corpos precisam de comida para sobreviver. Comer também é uma experiência agradável, com muitos sabores interessantes para explorar. Não é errado gostar de comer e querer comida gostosa. Deus criou o paladar.

O problema é quando abusamos. É normal comer um pouco mais do que devíamos numa ocasião especial mas isso não pode virar hábito. Gula causa muitos problemas de saúde:

  • Sonolência e preguiça – Provérbios 23:20-21
  • Obesidade
  • Doenças do coração, do fígado, dos ossos, das articulações...

Comer de mais também é um desperdício de comida e dinheiro. Os gastos em comida fina e depois em tratamentos de saúde podem levar à ruína financeira. A gula se torna um vício; fica difícil parar de comer. Começa com a decisão de comer mais do que é preciso mas depois o corpo se acostuma e cria a ilusão que precisa comer tanto.

Gula é uma forma de abuso. Pode nos destruir. Deus nos deu coisas boas para serem desfrutadas de forma saudável e moderada (1 Coríntios 6:12). Quando nos deixamos ser dominados pela gula, a comida se torna um ídolo que servimos. A glutonaria compete contra Deus pelo primeiro lugar em nossas vidas.

Como vencer a gula?

Podemos vencer a gula com domínio próprio e com a ajuda de Deus. Domínio próprio é o poder de dizer “não” ao excesso e é um fruto da ação do Espírito Santo em nossa vida (Gálatas 5:22-23). Peça domínio próprio a Deus.

Gula pode ser um sintoma de falta de comunhão com Deus. Quando nossa satisfação principal não vem de Deus, há uma tendência para cometer excessos noutras áreas da vida. Deus é a única coisa que é impossível ter em excesso. Peça a Deus para ter mais apetite por Ele e menos pela comida. Procure ter um relacionamento cada vez mais profundo com Ele.

Imponha limites. O corpo de cada pessoa reage de forma diferente à comida. Analise sua alimentação, faça experiências e descubra o que é bom e saudável para você. Não deixe a gula se tornar um hábito. Em uma sociedade com recursos, onde comer de mais é normal, isso pode ser difícil no início mas com o tempo você deixa de querer se exceder.