O que a Bíblia diz sobre Jejum

Na Bíblia o jejum não aparece como um mandamento, mas é assumido como prática normal do cristão. Deve ser voltado para Deus, não para o reconhecimento dos outros.

Jejuar é não comer e/ou não beber durante um certo período de tempo. Também pode ser acompanhado por outros atos de renúncia, como abstinência de relações sexuais (1 Coríntios 7:5). O jejum aparece na Bíblia como uma coisa boa, ligada sempre à oração.

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio.
- 1 Coríntios 7:5

Motivo para o cristão jejuar

Um dos motivos principais é para se sentir que é de Deus. Não tem de ser um jejum muito longo nem uma prática regular. O importante é seguir a direção de Deus e aproveitar o tempo para orar. Você não deve jejuar só por se sentir pressionado ou para parecer religioso. Deus não quer isso. O jejum deve ser uma coisa privada, só conte se for preciso (Mateus 6:16-18).

16. “Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa.
17. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto,
18. para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.
- Mateus 6:16-18

Para que serve o jejum

1. Para ficar mais próximo de Deus

Esta é a razão principal para jejuar, todas as outras são secundárias (Zacarias 7:5). Jejuar é uma forma de adorar a Deus e de o escutar melhor.

2. Para se controlar

Desfrutar da comida é bom, mas não devemos ser dominados por ela (1 Coríntios 6:12). Jejuar ajuda a pôr o corpo debaixo da autoridade de Deus.

3. Para libertação e milagres

Jejuar e orar ajudam a vencer batalhas espirituais, porque aprendemos a confiar e depender mais de Deus. Por exemplo, Ester, antes de falar com o rei para resolver um problema que parecia impossível, convocou um jejum de três dias (Ester 4:15-17).

4. Para obter respostas

Em Atos do Apóstolos 13:2-3, Deus falou com as pessoas enquanto jejuavam. Quando jejuamos e oramos Deus pode revelar-nos coisas úteis ou importantes.

5. Para mostrar tristeza e arrependimento

Quando o povo de Nínive ouviu o profeta Jonas e se arrependeu, foi proclamado um jejum para pedir perdão a Deus e consertar as coisas (Jonas 3:5-9).

O que diz a Bíblia sobre a forma de jejuar

A Bíblia dá exemplos de três tipos de jejum:

  1. Jejum normal: não comer nada, só beber água. Este é o tipo de jejum mais convencional. Parece ser este tipo que Jesus fez no deserto por 40 dias (Mateus 4:1-2 diz que não comeu e que teve fome, não que teve sede).
  2. Jejum total: este é o mais radical, que só aconteceu em situações extremas, como o caso de Ester, e nunca por mais de três dias.
  3. Jejum parcial: durante três semanas Daniel não tomou vinho, carne ou coisas saborosas (Daniel 10:2-3). É o mais recomendado para pessoas com algum impedimento para fazer um jejum normal, como trabalho muito pesado ou problemas de saúde.

Veja mais sobre o jejum: