O que a Bíblia diz sobre orar pelos enfermos?

A Bíblia diz que devemos orar para que Deus dê força e esperança aos enfermos. Também podemos orar pelos enfermos para que sejam curados. O poder para curar não vem de nós nem de nossas palavras mas vem de Deus.

Enquanto esteve na terra, Jesus curou muitas pessoas e ensinou seus discípulos a fazer o mesmo. Jesus disse que parte do ministério da Igreja é curar os doentes (Marcos 16:17-18). A oração é parte essencial do trabalho de cura.

Descubra aqui qual é o poder da oração.

Atenção! Deus também usa a medicina para curar. Devemos orar pelos enfermos mas também devemos procurar tratamento médico adequado. Também não devemos nos expor a situações de perigo de propósito para “obrigar” Deus a fazer um milagre. Isso é muito insensato (Mateus 4:5-7).

Como orar pelos enfermos?

Orar com fé, reconhecendo a soberania de Deus. A oração tem muito poder, porque estamos nos submetendo a Deus e pedindo Sua intervenção. Não existe nenhuma fórmula mágica mas devemos pedir com humildade e fé, no nome de Jesus.

Podemos fazer orações de intercessão pelas pessoas que estão doentes, mesmo que elas não estejam presentes conosco. Deus está em todos os lugares e pode atender aos pedidos da oração, se assim for a Sua vontade. Jesus curou pessoas presencialmente mas também à distância (Mateus 8:6-13).

Em todo caso, a Bíblia diz que quem está doente deve chamar os líderes da igreja (pastores, presbíteros) para orar por ele (Tiago 5:14-15). É bom ter pessoas maduras na fé, que entendem a autoridade que Jesus nos dá, para ajudar. Também é importante pedir a permissão do enfermo para orar por ele. Às vezes, familiares querem "forçar" o enfermo a receber oração, mas essa não é uma atitude sábia.

Veja também: por que devemos orar?

Deus quer tratar da pessoa toda, não só da doença física. Por isso, a oração pelos enfermos também deve ser acompanhada pela explicação do Evangelho e o tratamento das “doenças” espirituais e emocionais. Os enfermos crentes também poderão precisar de discipulado e ajuda espiritual em diferentes áreas de sua vida.

Isso não significa que a doença é resultado do pecado. Isso apenas acontece em algumas situações. Devemos tentar criar um ambiente onde o doente sabe que pode confessar pecados se achar necessário, mas sem fazer acusações. Também não significa falta de fé. Muitas pessoas cheias de fé ficam doentes. Deus não livra de todas as doenças. Em muitas situações, como a do apóstolo Paulo, Deus permite a doença.

Leia também: o que é cura interior? Como receber cura interior?

E se a pessoa não é curada?

Não podemos forçar a Deus. Nossa primeira oração deve ser sempre que a vontade de Deus seja feita e que Ele seja glorificado (Mateus 6:9-10). Às vezes Deus tem outros planos. O Senhor faz com que todas as coisas, boas ou ruins, aconteçam conforme o propósito da sua vontade (Efésios 1:11).

Não devemos culpar o enfermo nem a nós próprios de falta de fé. O poder não vem de nós. Dependendo da situação, Deus pode ter outros planos, que ainda não entendemos. Deus pode usar até uma doença grave para abençoar pessoas! (Gálatas 4:13)

Veja aqui: por que Deus permite o sofrimento?

Mesmo assim, é importante orar por cura. Sabemos que Deus tem poder e fica feliz em curar. Se orarmos pelos enfermos, poderemos nem sempre ver cura, mas se não orarmos, nunca veremos cura!

Em algumas situações, precisamos continuar orando e ter paciência. Deus pode curar de várias formas naturais ou sobrenaturais e nem sempre acontece instantaneamente. Mesmo se não curar, devemos ajudar os enfermos e mostrar o amor de Deus através das nossas orações e do nosso carinho (Mateus 25:37-40).

Fique firme e seguro em Deus

É importante estar em paz com Deus, confiando no Seu cuidado e proteção. Mesmo o nosso estado mudando e ficando doentes, Deus não muda, Ele continua sendo o mesmo, digno de glória e adoração. Mantenha a fé, amor e esperança no Senhor. Continue com os tratamentos disponíveis para o seu caso e busque se cuidar para estar mais saudável.

Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".

Apocalipse 21:4

Não temos o controle sobre muitas coisas em nossas vidas, principalmente sobre nosso futuro. Mas temos a certeza que se permanecemos firmes com o Senhor, Ele garante a vitória final. Vale a pena esperar com confiança em Deus. Ele é bom e cuida de você, todos os dias. Entregue a Ele o controle da sua vida, Ele sabe o que faz!