O que é humildade?

Humildade é ter um conceito equilibrado de si mesmo, sem buscar honra para si. A humildade é o contrário do orgulho. A pessoa humilde agrada a Deus (Romanos 12:3).

A Bíblia ensina que os humildes serão honrados por Deus. Jesus foi um grande exemplo de humildade, fazendo sempre a vontade de Deus (Filipenses 2:5-8).

Veja também: o que Deus diz sobre a humildade?

Caraterísticas da pessoa humilde

  • Agradece a Deus – a pessoa humilde sabe que todos os seus talentos e sucessos vêm de Deus; o humilde trabalha e se esforça mas nunca se esquece é Deus quem lhe dá a vida e todas as coisas melhores que tem, por isso é grato a Deus por tudo
  • Aceita que faz erros – a pessoa humilde reconhece que não é perfeita nem faz tudo certo; não fica cheia de orgulho por se achar melhor que os outros, mas pede ajuda a Deus para superar suas limitações
  • Pede desculpa – quando reconhece seus erros, o humilde tenta consertar a situação, pedindo desculpa a Deus e a quem machucou; põe seus relacionamentos acima de seu orgulho (Tiago 4:8-10)
  • Entende que precisa de Deus – a humildade ajuda a ver que toda a vida e todo o sustento vem de Deus; o humilde sabe que precisa de Deus em todos os momentos da vida, não apenas nas situações mais difíceis
  • Não procura glória – a pessoa humilde não faz as coisas para ganhar tratamento especial nem para parecer melhor que outras pessoas; faz o que é certo porque é certo, não porque vai parecer “santo” (Mateus 6:2-4)
  • Procura servir – o humilde não vê Deus e os outros como um meio para conseguir o que quer; o humilde quer obedecer a Deus e ajudar os outros, mesmo quando a tarefa parece ser humilhante (Mateus 20:26-28)
  • Ama e respeita outras pessoas – a pessoa humilde reconhece o valor de cada pessoa; sabe que Deus ama todos e que não é melhor que ninguém aos olhos de Deus; não vê problema em ser amigo de pessoas diferentes ou de classe mais baixa que a sua (Romanos 12:16)

Com a ajuda de Deus, podemos aprender a ser humildes. Podemos mudar nossas atitudes para ter mais humildade.