A Bíblia fala sobre anjo da guarda?

Não, a Bíblia não fala sobre anjo da guarda. Anjos existem e ajudam os salvos mas a Bíblia não diz que cada pessoa tem um anjo da guarda tomando conta dela. A Bíblia não aprova da oração para anjo da guarda.

Anjos existem?

Sim, a Bíblia diz que anjos existem. Os anjos são seres celestiais poderosos que servem a Deus. Eles trabalham principalmente na área espiritual, louvando a Deus e obedecendo Suas ordens.

Os anjos também trabalham na vida dos seguidores de Jesus. Por ordem de Deus, anjos podem dar apoio espiritual, guiar, transmitir mensagens e lutar contra as forças do diabo em favor dos crentes. Mas os anjos não devem ser adorados. Eles são apenas servos obedientes de Deus (Apocalipse 22:8-9).

Quer saber mais sobre os anjos? Leia aqui: anjos existem?

Anjo da guarda existe?

Não há base bíblica para acreditar em anjo da guarda. Deus envia anjos para ajudar mas não diz cada pessoa tem um anjo designado para lhe proteger ao longo de sua vida.

Sobre os anjos, a Bíblia diz que:

  • Estão sujeitos a Deus – só obedecem a Ele, não a nós
  • Anjos protegem os crentes em Jesus – Hebreus 1:14

A Bíblia não diz que:

  • Cada pessoa recebe um anjo da guarda ao nascer - apenas diz que existem anjos que nos ajudam
  • Os anjos intercedem por nós junto de Deus – só Jesus intercede (1 Timóteo 2:5)
  • Devemos pedir ajuda aos anjos – devemos pedir ajuda só a Deus
  • Cristãos falecidos se tornam anjos – na ressurreição seremos parecidos com anjos mas não iguais

Veja também: o que são querubins?

O trabalho dos anjos normalmente nos passa despercebido mas é assim que deve ser. O poder e a autoridade aos anjos vem todo de Deus. Só Deus merece nosso louvor e nossas orações. Dar importância a um anjo da guarda tira o foco de Deus, que é nosso verdadeiro protetor (Colossenses 2:18).