Espíritos podem comunicar conosco?

O único espírito com quem devemos ter interesse em comunicar é o Espírito Santo de Deus. Outros espíritos que podem comunicar conosco são os anjos e os demônios. Os espíritos dos mortos não podem comunicar conosco.

Deus é espírito (João 4:24). Quando alguém aceita Jesus como seu salvador, o Espírito Santo passa a morar dentro dessa pessoa, guiando e ajudando a compreender a verdade de Deus. Quando o Espírito Santo comunica conosco, fala sobre Deus (João 16:13-15). Nosso interesse deve ser conhecer mais sobre Deus e comunicar com Ele regularmente, através da oração e do estudo da Bíblia.

Veja aqui: o que é o Espírito Santo?

Na Bíblia Deus enviou anjos algumas vezes para transmitir mensagens. Os anjos trabalham para Deus e fazem Sua vontade. Eles raramente se revelam a nós, trabalhando principalmente “atrás das cenas”. Os anjos apenas comunicam conosco se Deus os enviar. Nós não podemos invocar anjos para comunicar com eles (Colossenses 2:18).

Descubra aqui mais sobre os anjos e o que fazem.

Outros espíritos que podem comunicar conosco são os demônios. Eles trabalham para o diabo e seu objetivo é nos destruir. NUNCA é bom comunicar com demônios. Os demônios NUNCA têm boas intenções. Eles são enganadores e podem parecer espíritos bons mas suas intenções são sempre muito ruins. O próprio diabo tenta nos enganar, se disfarçando de anjo de luz! - 2 Coríntios 11:14

Os mortos não podem comunicar conosco. Quando morremos não temos mais contato com o mundo dos vivos (Jó 7:9-10). Nenhum espírito de um defunto fica vagando na terra. Qualquer experiência “real” de comunicação com um morto é na verdade um demônio fingindo ser o morto (não devemos esquecer que os demônios fazem do engano profissão).

Quer saber mais? Leia aqui: fantasmas existem?

O que a Bíblia diz sobre comunicar com espíritos?

A Bíblia diz que é pecado tentar comunicar com espíritos. O único que devemos consultar é Deus. Procurar ajuda de outros espíritos é rejeitar o poder de Deus para nos ajudar.

Consultar espíritos é uma abominação e repugna a Deus (Deuteronômio 18:10-12). Jesus nos deu o exemplo de como devemos tratar os espíritos. Quando os demônios tentavam atrair atenção falando, Jesus os mandava ficar calados (Lucas 4:41).

Veja também: o que a Bíblia diz sobre falar com os mortos?

Devemos tomar cuidado até com a mensagem de um anjo. Toda a mensagem verdadeira de Deus concordará com a Bíblia. Se a mensagem ensina algo que não está de acordo com a Bíblia, deve ser rejeitado porque é obra do demônio, não de Deus (Gálatas 1:8-9). Por isso, é muito importante estudar a Bíblia e conhecer o que ela diz. A Bíblia é a Palavra de Deus e é a forma principal pelo qual Deus fala conosco.