Deus criou o mundo em sete dias?

A Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Existe muito debate sobre se esses dias eram dias literais de 24 horas ou se eram períodos de tempo indefinido. Mesmo havendo teorias diferentes, o mais importante é que Deus é o Criador do mundo.

Segundo o relato de Gênesis 1, no princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia, mas havia água. Então, durante seis dias Deus criou:

  1. A luz
  2. O céu
  3. Terra seca e vegetação
  4. Corpos celestes (sol, lua, estrelas)
  5. Animais aquáticos e aves
  6. Animais terrestres e o ser humano

No sétimo dia Deus descansou. Deus abençoou o sétimo dia e o instituiu como dia de descanso (Gênesis 2:2-3).

Veja aqui mais sobre cada dia da criação do mundo.

Sete dias ou milhões de anos?

Baseado em estudos científicos, muitos hoje afirmam que o universo foi criado ao longo de milhões de anos, não em sete dias. Os cristãos têm várias teorias, entre as quais:

Seis dias literais

Deus criou o mundo em exatamente seis dias de 24 horas. Essa é a interpretação mais literal do relato de Gênesis. Quem apoia essa teoria aponta que os estudos científicos são muito especulativos que não podem ser comprovados categoricamente (o que é verdade). Deus pode ter criado a terra em seis dias mas com aparência de muito mais idade.

Seis épocas de tempo

Os “dias” da criação representam grandes épocas de tempo. Essa é a sugestão de quem tem alguma confiança nos estudos científicos sobre a criação do universo. Deus tem uma noção de tempo diferente da nossa (2 Pedro 3:8) e a palavra “dia” em hebraico pode ter vários significados, incluindo uma época de tempo indefinido. Deus pode ter usado os processos e as leis naturais para criar o mundo em seis eras.

Veja também: segundo a Bíblia qual é a idade da terra?

Linguagem figurativa

O relato da criação é uma narrativa simbólica, não histórica. Essa é a visão de quem vê a história da criação mais como uma alegoria, não para ser levada ao pé da letra. O objetivo principal dessa história pode ser explicar algumas verdades fundamentais (Deus criou tudo e é o único Deus verdadeiro) de uma forma que as pessoas compreendem, sem preocupação com rigor histórico ou científico.

Existe uma teoria certa?

Ninguém sabe se alguma dessas teorias é certa, porque ninguém viu a criação do mundo. Todas têm alguns argumentos fortes e alguns argumentos fracos. Mas podemos ter a certeza de uma coisa: Deus tem poder para fazer o que quer (Lucas 1:37).

Deus pode ter criado o mundo em sete dias, sete milhões de anos ou até sete segundos! Ele pode ter trabalhado mais ou menos lentamente. Ninguém sabe. Mas não importa o método. Mesmo com o conhecimento científico que temos hoje temos de admitir que foi necessário haver muitos milagres para o mundo surgir. De uma forma ou de outra, Deus criou o mundo. Se acreditamos nisso, não negamos a Bíblia.