O que Deus diz sobre as mães na Bíblia?

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pastor Batista

Deus diz que as mães são pessoas muito importantes na vida dos seus filhos. A mãe, assim como o pai, cuida e protege os seus filhos. Por isso, cada filho deve respeitar sua mãe e seu pai. A Bíblia nos dá vários e bons exemplos de mães tementes a Deus.

O que significa ser mãe na Bíblia?

Ser mãe significa amar incondicionalmente. O amor de Deus por nós é comparado com o amor da mãe pelo filho (Isaías 49:15). Ela aconselha, dá carinho e se preocupa com o bem-estar dos seus filhos. A mãe é a pessoa que está presente desde o início da vida do filho. Ela cuida do filho, com o seu próprio corpo, já durante a gestação. No início da vida da criança, a mãe é a primeira pessoa que a criança conhece. A mãe e o pai são as pessoas mais importantes na educação dos filhos, ensinando-os sobre a vida e sobre Deus (Provérbios 1:8-9).

Qual é a função da mãe na Bíblia?

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5).

A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31). Essa responsabilidade envolve cuidar da alimentação, do vestuário, da saúde, da higiene, da educação e da segurança dos seus filhos.

Com o pai, a mãe deve participar da instrução e da correção dos filhos, sendo exemplo para eles. Diante dessa responsabilidade estabelecida por Deus, ela merece obediência e respeito dos seus filhos (Efésios 6:1-3).

Veja também: o que Deus diz sobre os filhos?

Mães exemplares na Bíblia

  • Joquebede – a mãe de Moisés, que protegeu o seu bebê do faraó e foi recompensada por Deus – Êxodo 2:1-9
  • Ana – a mãe do profeta Samuel, que dedicou seu filho a Deus – 1 Samuel 1:22
  • A prostituta perante Salomão – ela preferiu deixar a outra prostituta ficar com seu filho, do que vê-lo morto; assim, salvou seu filho e ficou com ele – 1 Reis 3:16-27
  • Maria – a mãe de Jesus, que arriscou perder sua reputação e talvez sua vida para obedecer a Deus – Lucas 1:34-38
  • A mulher siro-fenícia – ela procurou Jesus para libertar sua filha de um demônio e não desistiu – Marcos 7:25-30
  • Eunice – a mãe de Timóteo, que educou seu filho na fé em Jesus – 2 Timóteo 1:5

Veja também:

Mães na Bíblia: O que podemos aprender com elas?

Dia das Mães: O papel da mulher na dinâmica familiar (Esboço de pregação).

Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Pr. Marcelo Teixeira Mallet
Bacharel em Teologia com ênfase em Teologia Histórico-Sistemática e Aconselhamento pelo Seminário Teológico de Gramado (RS, Brasil) e Mestrando em Estudos Teológicos pelo Seminário Teológico Baptista de Lisboa (Portugal). Pastor batista desde fevereiro de 1994.