O que Deus diz sobre as mães na Bíblia?

Ser mãe é um presente maravilhoso de Deus! Cada mãe carrega em si a honra preciosa de participar do projeto de criação de Deus, trazendo ao mundo, com amor, novas pessoas à imagem e semelhança do Criador. Esse privilégio magnífico da maternidade, reflete uma cooperação genuína e generosa das mães que participam na formação de novas vidas, sendo expressão do amor divino.

O amor materno é um reflexo do amor de Deus, que é incondicional, e por isso pode transformar vidas, fazendo a diferença no mundo. Apesar de ser um ofício forte e privilegiado, a maternidade traz consigo muitos desafios, e por isso deve ser reconhecida e valorizado pela sua excelência.

O papel da mãe na Bíblia

Na Bíblia, ser mãe é uma grande honra e uma grande alegria, mas também é uma responsabilidade. A mãe deve amar os seus filhos, cuidando da sua casa com prudência, pureza, bondade e submissão (Tito 2:4-5). Vejamos algumas dádivas e funções maternas, segundo as Escrituras:

  • Co-criação - A maternidade é uma bênção que permite às mulheres participar do processo criativo de Deus, colaborando para a formação de pessoas, para a manutenção da sociedade e para glória de Deus.
  • Amor incondicional - Ser mãe pressupõe uma experiência de amor integral, onde mesmo que haja dor e renúncia, sempre haverá também alegria, entrega e satisfação. O amor de Deus é superior, mas a título de exemplificação, foi comparado ao amor de uma mãe (Isaías 49:15). Este, sim, pode ser considerado ao amor humano por excelência!
  • Cuidado dos filhos - Nos vários ofícios de mãe incluem-se: a dedicação com afeto, cuidado e responsabilidade pelos filhos. Esse compromisso de amor e diligência começa mesmo antes do nascimento e perdura por toda a vida.
  • Referência e valores - As mães têm a graça de poder influenciar as gerações, através do ensino e exemplo dado aos seus filhos. Elas podem moldar a sociedade através da orientação e princípios que honrem a Deus e beneficiem a humanidade - verdade, justiça, honra, amor, perdão, gratidão, fé, honestidade, etc.
  • Ensinar a Palavra de Deus - As mães cristãs têm o privilégio e a oportunidade de ensinar a Palavra de Deus a seus filhos e orientá-los nos caminhos do Senhor. Elas podem influenciar a formação espiritual de seus filhos e ajudá-los a se tornarem cristãos comprometidos com o Evangelho de Cristo.
  • Legado espiritual - A maternidade eterniza os dons divinos da criação e do amor altruísta. Mas, além disso, como mãe, a mulher cristã tem a oportunidade de agir como uma líder espiritual de seus filhos. Juntamente com o pai, a mãe também têm um papel fundamental na formação espiritual da família, podendo moldar a sociedade pela fé, amor e educação na esperança de Cristo.

O legado duradouro deixado por gerações de mães dedicadas, construído a partir da criação e educação de filhos nos caminhos do Senhor, é outra bênção inestimável que deve ser celebrada!

O significado de ser mãe na Bíblia

Ser mãe significa amar incondicionalmente. O amor de Deus por nós é comparado com o amor da mãe pelo filho (Isaías 49:15). Ela aconselha, dá carinho e se preocupa com o bem-estar dos seus filhos. A mãe é a pessoa que está presente desde o início da vida do filho. Ela cuida do filho, com o seu próprio corpo, já durante a gestação. No início da vida da criança, a mãe é a primeira pessoa que a criança conhece. A mãe e o pai são as pessoas mais importantes na educação dos filhos, ensinando-os sobre a vida e sobre Deus (Provérbios 1:8-9).

A Bíblia nos diz que a mãe deve ser uma mulher virtuosa que trabalha pela sua família com dedicação (Provérbios 31:10-31). Essa responsabilidade envolve cuidar da alimentação, do vestuário, da saúde, da higiene, da educação e da segurança dos seus filhos.

Com o pai, a mãe deve participar da instrução e da correção dos filhos, sendo exemplo para eles. Diante dessa responsabilidade estabelecida por Deus, ela merece obediência e respeito dos seus filhos (Efésios 6:1-3).

Na Palavra de Deus compreendemos que as mães são pessoas muito importantes na vida dos seus filhos. A mãe, assim como o pai, cuida e protege os seus filhos. Por isso, cada filho deve respeitar sua mãe e seu pai. A Bíblia nos dá vários e bons exemplos de mães tementes a Deus.

"Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo corra bem com você, e você tenha uma longa vida sobre a terra".
- Efésios 6:2-3

Mães exemplares na Bíblia

  • Joquebede – a mãe de Moisés, que protegeu o seu bebê do faraó, sendo recompensada por Deus – Êxodo 2:1-9
  • Ana – a mãe do profeta Samuel, que era estéril, mas pela graça de Deus pôde experimentar a bênção da maternidade. Como gratidão Ana dedicou seu filho a Deus – 1 Samuel 1:22
  • A prostituta perante Salomão – ela preferiu deixar a outra prostituta ficar com seu filho, do que vê-lo morto; assim, salvou seu filho e ficou com ele – 1 Reis 3:16-27
  • Maria – a mãe de Jesus, que arriscou perder sua reputação e talvez sua vida para obedecer a Deus – Lucas 1:34-38
  • A mulher siro-fenícia – ela procurou Jesus para libertar sua filha de um demônio e não desistiu – Marcos 7:25-30
  • Eunice – a mãe de Timóteo, que educou seu filho na fé em Jesus, tal como aprendera de sua mãe Lóide – 2 Timóteo 1:5

Mães "de coração"

As mães adotivas e cuidadoras espontâneas podem e devem desenvolver o mesmo amor incondicional pelos seus filhos. Elas são dignas de apreço e consideração, por parte dos filhos e da família, tal como qualquer mãe biológica. Os filhos "de coração" são filhos de verdade, e fazem parte da grande família amorosa que Deus constitui por toda parte.

Alegre mãe de filhos

O Senhor faz com que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!
- Salmos 113:9

Na Bíblia observamos 2 exemplos interessantes, primeiro o exemplo de Jesus, que mesmo sofrendo à beira da morte, não deixou de expressar carinho e cuidado para com os seus. Ele delegou o cuidado de sua mãe ao amigo João e deste a ela (João 19:26). Maria se tornaria "mãe de coração" de João e este seu "filho de coração".

Outro exemplo interessante é o do apóstolo Paulo, que considerou a mãe de Rufo, como a sua própria mãe (Romanos 16:13), muito provavelmente pela profunda afeição a ele demonstrada.

Os filhos gerados pelo amor e graça de Deus são presentes para todos que os recebem. Por isso, mesmo que ainda não tenha tido a oportunidade de gerar filhos biológicos, ore ao Senhor, Ele pode lhe conceder filhos adotivos ou espirituais, necessitados do seu amor, carinho e dedicação.

Gratidão pelas mães

Não espere uma data específica do ano para agradecer a Deus pela vida de sua mãe (e por todas as mães!) nem demore muito para honrá-la. Elas são dádivas (presentes) de Deus para cada filho e para toda sociedade. Reconheça o exemplo de fidelidade, amor, capacitação, amizade e encorajamento da sua mãe e demonstre isso, na prática.

Veja também: