O que Deus diz sobre os filhos?

Os filhos são uma bênção de Deus, que Ele nos dá como recompensa e alegria (Salmos 127:3-5). São uma grande responsabilidade mas também um consolo na velhice. Os pais devem proteger e educar os filhos no conhecimento de Deus e os filhos devem respeitar e obedecer os pais.

Qual é o papel dos pais na educação dos filhos?

Os pais são o primeiro contato que uma criança tem com o resto do mundo e são fundamentais na formação do seu caráter. A Bíblia diz que é o trabalho dos pais ensinar aos filhos a seguir a Deus e agir corretamente, desde pequenos. Os filhos precisam de amor e atenção, mas também de disciplina e às vezes repreensão, para o seu próprio bem (Provérbios 13:24).

A Bíblia avisa os pais a não irritarem seus filhos, porque podem ficar desanimados (Colossenses 3:21). Os pais precisam ser um exemplo para seus filhos, não uma vergonha ou um problema. A educação dada pelos pais será refletida mais tarde na vida adulta dos filhos, pois eles não se esquecerão do que aprenderam (Provérbios 22:6).

Veja aqui: o que Deus diz sobre a família?

E os filhos, têm responsabilidades?

Sim, a responsabilidade principal dos filhos é honrar os pais. Este é um dos Dez Mandamentos e vem com a promessa de uma vida longa e boa (Deuteronômio 5:16). É importante ser obediente enquanto ainda estão debaixo da autoridade dos pais. Honrar é também respeitar os pais, mesmo em adulto e independente. Se os pais precisam de cuidado, os filhos devem ajudar, como forma de retribuir o trabalho que os pais tiveram com eles (1 Timóteo 5:4).

Veja também: o que significa honrar pai e mãe? Como honrar teu pai e tua mãe?

Às vezes o relacionamento entre pais e filhos é difícil e as pessoas ficam feridas. Não é bom ficar de mau com os filhos ou os pais, é preciso tentar reconciliar e perdoar. A família é muito importante e precisamos lutar por ficar unidos, tal como Jesus está unido com o seu Pai (João 17:21).