O que significa honrar pai e mãe? Como honrar teu pai e tua mãe?

Honrar pai e mãe significa mostrar respeito por eles. Honrar os pais nem sempre é fácil mas a Bíblia mostra como você pode honrar seus pais de maneira saudável.

O 5º Mandamento é honrar seu pai e sua mãe. Esse mandamento vem com uma promessa: quem honra os pais terá longa vida na terra e essa vida irá correr bem (Efésios 6:2-3). Honrar os pais é muito importante!

O pai e a mãe são as autoridades na família, com a responsabilidade muito séria de educar e cuidar dos filhos. Os pais nunca são perfeitos mas merecem a honra dos filhos pelo trabalho que fazem. Para bem ou para mal, os pais são um grande exemplo e influência na vida dos filhos.

Como honrar pai e mãe?

A Bíblia mostra como honrar seu pai e sua mãe:

Obedecendo

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

À medida que você vai crescendo e ganhando independência, esse relacionamento com os pais vai mudar. Em vez de ordens que você precisa obedecer, os ensinamentos dos pais se tornarão conselhos que devem ser escutados. Como adulto, você não está mais debaixo das ordens de seus pais mas não deve desprezar seus conselhos (Provérbios 1:8-9).

Veja também: o que Deus diz sobre os filhos?

Mostrando respeito

Não é bom tratar mal os pais. É possível ser honesto e discordar dos pais sem mostrar desrespeito (Provérbios 30:17). Em vez de “atacar” quando você está irritado, acalme-se primeiro e tente consertar o problema com amor, honestidade e carinho.

Você também pode mostrar respeito lembrando e agradecendo pelas coisas boas que seus pais fizeram por você. O trabalho dos pais é muito difícil e eles ficam muito felizes com um pouco de gratidão!

Cuidando

Quando você é criança, seus pais têm a responsabilidade de cuidar de você. Quando você é adulto e seus pais são idosos, você tem a responsabilidade de cuidar deles. Isso significa ajudar seu pai e sua mãe a terem uma vida digna na velhice (1 Timóteo 5:4).

Leia aqui: o que Deus diz sobre a família?

Pais abusivos devem ser honrados?

Com pais abusivos a situação é diferente. Maltratar os filhos é uma traição terrível e Deus não espera que ninguém viva em uma situação abusiva. Existem formas de honrar pais abusivos sem se submeter a abuso nem “justificar” suas ações.

Atenção: honrar pais abusivos não significa não procurar ajuda! Você tem todo direito a uma vida segura e saudável, longe de abuso. Você também tem o direito de ser honesto quando você fala sobre seus pais.

Veja aqui: o que Deus diz sobre violência doméstica? Como um cristão deve reagir?

O filho de pais abusivos não tem a obrigação de obedecer nem se aproximar dos pais. Em algumas situações, manter contato ou proximidade com os pais pode causar mais desonra que honra aos pais! Mas existem algumas coisas que você pode fazer para os honrar:

  • Perdoar – largar o rancor e deixar o julgamento com Deus - descubra aqui: como posso perdoar?
  • Orar pelos pais – ore para que eles cheguem ao arrependimento e que Deus mude suas vidas
  • Viver de forma diferente – sem cometer os mesmos erros, mostrando que você aprendeu com os erros deles