O que Deus diz sobre a família?

A família é muito importante para Deus, é uma instituição sagrada, criada por Ele. Quando o homem foi criado, Deus viu que não era bom que ele estivesse sozinho, e por isso criou a mulher para ser sua companheira. Juntos, eles receberam a ordem de se multiplicar e povoar a Terra em Gênesis 1:28.

Mais tarde, foi dito que o homem que se casasse deveria sair da sua casa, deixando pai e mãe para se tornar um com a sua esposa (Gênesis 2:24). Após a criação do primeiro casal, a Bíblia fala sobre muitas famílias. Gênesis 12 diz que através da família de Abraão, todas as famílias da terra seriam abençoadas.

Veja aqui: o que Deus fala sobre o amor entre um casal?

Jesus também falou sobre a santidade do casamento em Mateus 19. Assim vemos a importância de cuidar e dar valor à família. Quando a família não é valorizada, existe sofrimento para o casal e os filhos.

Deus também se refere ao povo de Israel como família. A família pode não necessariamente ter pessoas do mesmo sangue mas ela é (ou deveria ser) composta por pessoas com os mesmos valores e princípios.

Isto revela um sentido mais amplo de família, como a família de Deus, um corpo com vários membros que bem ajustados constituem a noiva de Cristo, a Igreja. É possível ver que na Bíblia, o conceito de família também é espiritual e não apenas físico. Assim, todos aqueles que aceitam Jesus fazem parte de uma grande família, composta por elementos de todas as línguas e nações (Apocalipse 7:9).​

Qual a importância da família para uma pessoa?

Ela é o apoio e o suporte da pessoa, ninguém consegue viver só. Apesar das personalidades serem diferentes, elas formam ou deveriam formar uma união inquebrável. 

Deus pode não permitir que uma pessoa forme uma família, mas não significa que ela esteja só, Ele já deu uma família, a Igreja (1 Coríntios  12:12-13).

Descubra aqui: o que é a igreja?

O que é preciso fazer para que a família seja de facto uma união inquebrável?

É preciso que cada membro saiba o seu papel dentro dela. Que um honre o compromisso que fez com o outro (no caso, marido e mulher); os filhos honrando os pais; os pais, buscando em Deus sabedoria e orientação na criação dos filhos; na comunicação entre cada parte e nas decisões a tomar, pois na falta destas, a família pode ser destruída.

Veja também: o que Deus diz sobre os filhos?

Por isso, antes de formar uma família com alguém, é preciso seguir os passos certos, buscar conselhos na Bíblia, e de pessoas maduras e espirituais, ser racional e não seguir apenas as emoções.