O que a Bíblia diz sobre casamento?

A Bíblia diz que o casamento é uma instituição sagrada, criada pelo próprio Deus. O texto base para o casamento se encontra em Génesis 2:18-24. A Bíblia diz que não é bom que o homem viva só, por isso, Deus fez uma mulher para o auxiliar. 

Como era o casamento nos tempos bíblicos

Tanto no Antigo como no Novo Testamento, o casamento era um arranjo entre os familiares e quase sempre com propósitos. Começava com um noivado, que era tão importante quanto o próprio casamento, como aconteceu com José e Maria.

Veja aqui: é pecado morar junto antes do casamento?

Era proibido o casamento entre familiares muito próximos (Levítico 18:6). Podia acontecer dos próprios noivos escolherem um ao outro (Génesis 29:20). Era (devia ser) uma união inquebrável, rompido somente pela morte.

Só se podia dar carta de divórcio quando a mulher não agradasse em alguma coisa ao marido (Deus só permitiu que isso acontecesse por causa da dureza do coração do homem mas não foi assim desde o princípio). 

No casamento, era proibido a poligamia, apesar de ter sido muito comum. O casamento também tinha propósitos divinos, como na vida de Oséias, onde Deus quis ensinar ao povo sobre a relação monógama  que deviam ter com Ele.

Descubra aqui o que Deus fala sobre o amor entre um casal.

O que o casamento deve ser:

  • A união de um homem com uma mulher, que se tornam uma só carne.
  • Para a multiplicação da humanidade.
  • A união de duas pessoas com os mesmos propósitos, princípios e valores.
  • O compromisso de um para com o outro, para com Deus e testemunhas.
  • O cumprimento do dever de ambos dentro dele.
  • Para glorificar a Deus.

No casamento, o homem e a mulher devem cumprir a ordem de Deus: o homem deve amar a mulher como Cristo amou a igreja, e a mulher deve ser submissa ao marido.

Veja também: como deve ser o namoro cristão?

Tendo em conta todos as coisas faladas acima, é muito importante ter cuidado quando se escolhe alguém para casar. Geralmente, quando um relacionamento começa mal, ou seja, fora dos princípios bíblicos, ele termina mal.

Por isso, é muito importante orar, conhecer bem a pessoa (amizade) e buscar conselhos.