Como ter um casamento feliz?

Um casamento feliz precisa ter Deus no centro. O casamento realmente feliz, forte e realizador somente acontece quando os dois estão unidos em Cristo. A Bíblia também dá vários conselhos práticos para tornar o casamento mais feliz.

Casamento é união. Os dois se tornam um. Essa união é mais que uma união física; ela une as vidas. No casamento cristão também há união espiritual, em Jesus (Malaquias 2:15). O grande desafio do casamento é aprender a viver em união, um com o outro e com Jesus. Esse é o segredo para um casamento feliz.

Em termos práticos, a Bíblia diz que há várias coisas que o casal precisa fazer no dia a dia para ter um casamento feliz:

Seguir Jesus juntos

Jesus deve ser sempre o centro do casamento. Por isso, é muito importante ler a Bíblia e orar juntos (1 Tessalonicenses 5:17). Buscar a vontade de Deus juntos fortalece o casamento e ajuda a focar no que é mais importante.

Veja aqui: o que a Bíblia diz sobre casamento?

Ser fiel

Se manter fiel ao cônjuge é essencial para um casamento feliz! A Bíblia está cheia de avisos sobre o perigo da infidelidade no casamento. O casamento fiel traz muito mais prazer e realização que a traição (Provérbios 5:18-20).

Fidelidade exige disciplina. Todos passam por tentações mas, se você ama a Deus e a seu cônjuge, você precisa refrear os impulsos e pensamentos errados que surgem. Ore por domínio próprio, que começa com os pensamentos (Romanos 12:1-2).

Veja também: o que a Bíblia diz sobre traição no casamento?

Mostrar respeito

Seu cônjuge é uma pessoa muito especial, criada à imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27). Nunca se esqueça disso! Se você quer ter um casamento feliz, respeite a Deus e respeite seu cônjuge.

Querer o bem do cônjuge

O mundo ensina a cuidar primeiro de seus próprios interesses. A Bíblia ensina o contrário! No casamento feliz, cada um coloca os interesses do cônjuge em primeiro lugar (Filipenses 2:4). O casal feliz se sacrifica um pelo outro e descobre um amor muito mais profundo.

Por exemplo, é o dia do marido fazer o jantar mas a esposa vê que ele está muito cansado e decide fazer o jantar no seu lugar. Ou o marido quer ver o futebol mas decide ver um filme que a esposa prefere. Os pequenos (e grandes) sacrifícios tornam o casamento mais feliz.

Descubra aqui: o que Deus fala sobre o amor entre um casal?

Perdoar e pedir perdão

Ninguém é perfeito. No casamento os dois vão fazer coisas erradas que vão machucar um ao outro. Por isso, é muito importante ser humilde e pedir perdão, procurando agir melhor da próxima vez. Também é preciso aprender a perdoar e largar o ressentimento (Colossenses 3:13). Onde há reconciliação, há felicidade.

Leia aqui: o que a Bíblia diz sobre discussões no casamento?

Comunicar

Investir na comunicação é muito importante para o casamento. Os dois precisam se conhecer melhor e alinhar seus objetivos e sonhos (Amós 3:3). Tudo isso acontece através da comunicação.

Perseverar

Construir um casamento feliz não é fácil. Leva tempo e sacrifício. Vão passar por tempos muito difíceis mas nunca se podem esquecer de seus votos: “na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que a morte nos separe”. Se os dois querem realmente ter um casamento feliz, precisam lutar por ele, sem desistir! E Deus ajudará (Mateus 19:6).