Quem foi Ester na Bíblia?

Ester foi uma jovem judia que casou com o rei da Pérsia e salvou o povo judeu do extermínio. Seu nome hebraico era Hadassa e ela era órfã, criada por seu primo Mardoqueu.

A história de Ester

Mardoqueu, um judeu da tribo de Benjamim, era primo de Ester. Ele tinha sido levado para o exílio na Babilônia, por Nabucodonosor, quando este dominou Judá e fez prisioneiros judeus, no período do rei Joaquim de Judá (Ester 2:6-7).
Não há relatos específicos de quando Hadassa perdeu os pais, se no cativeiro ou antes no período de invasão e conquista de Israel pela Babilônia. Mas, a Bíblia diz que seu parente Mardoqueu, adotou-a e cuidou dela como se fosse sua filha.

Ester se torna rainha

Durante uma festa, o rei Xerxes da Pérsia ficou embriagado e mandou chamar sua esposa Vasti para mostrar sua beleza aos seus convidados: príncipes e súditos de vários povos. Mas a rainha Vasti se recusou ir e o rei ficou muito zangado com ela, mandando-a embora.

Algum tempo depois, o rei mandou trazer todas as mulheres mais bonitas do império persa para, dentre elas, escolher sua nova rainha. Ester foi uma das mulheres escolhidas e ela recebeu um tratamento de beleza especial durante um ano. Ester causava boa impressão a todos que a conheciam. No fim do processo seletivo, ela ganhou o favor do rei, tornando-a sua rainha no lugar de Vasti (Ester 2:15-17).

Leia aqui a história do rei Xerxes.

O plano de Hamã

Hamã era um príncipe importante do império persa que não gostava de Mardoqueu, porque Mardoqueu não se curvava diante dele. Hamã decidiu então se vingar e matar todo o povo judeu. O rei, que não sabia que Ester era judia, deixou Hamã fazer o que queria. Então Hamã marcou uma data e se preparou para o dia da matança (Ester 3:12-13).

Veja aqui a história de Mardoqueu.

Ester intervém

Mardoqueu contou o plano de Hamã a Ester e lhe pediu para interceder por seu povo ao rei. Ester teve medo porque ninguém podia entrar na presença do rei sem ser chamado, sob pena de morte. Então ela pediu que todos os judeus jejuassem durante três dias, depois ela foi falar com o rei (Ester 4:15-16). O rei teve misericórdia dela e lhe perguntou o que queria. Ester convidou o rei e Hamã para um banquete e eles foram. Durante o banquete, Ester convidou o rei para outro banquete no dia seguinte.

Veja também: o que é o jejum de Ester?

No segundo banquete, Ester revelou ao rei que ela era judia e lhe contou o plano maléfico de Hamã para matar todo seu povo. O rei ficou muito zangado com Hamã e mandou executá-lo na forca que Hamã tinha construído para Mardoqueu. Com o apoio do rei, os judeus se uniram para se defender e mataram muitos de seus inimigos (Ester 9:1-2). Assim, Ester salvou o povo judeu.

O que podemos aprender com Ester?

  • Confiar em Deus – Ester arriscou sua vida para obedecer a Deus e Ele cuidou dela
  • Ter coragem – Ester estava segura, ninguém conhecia sua identidade e ela não seria afetada pelo extermínio; mas ela arriscou tudo para fazer o que era certo
  • Orar e interceder pelo seu povo – Ester buscou a ajuda de Deus antes de agir e Ele lhe deu sucesso

Descubra aqui as 3 virtudes importantes de Ester