3 virtudes importantes de Ester

Ester foi uma grande mulher! Ela conquistou o coração do rei da Pérsia e salvou seu povo da morte. Ester foi abençoada por Deus com muitas virtudes, que a tornaram uma pessoa exemplar.

Podíamos criar uma lista muito grande das virtudes de Ester mas estas três são virtudes que todos podemos cultivar, com a ajuda de Jesus:

1. Amabilidade

Ester não era só bonita. Ela era amável. Todos que a conheciam ficavam com boa impressão dela (Ester 2:15). Sua atitude era amigável e ela se dava bem com outras pessoas. Havia muitas mulheres bonitas competindo pelo lugar de rainha mas foi a atitude de Ester que a destacou de todas as outras.

De nada vale ser bonito por fora se você não é bonito por dentro (1 Pedro 3:3-4). Deus deu beleza física a Ester mas ela teve de aprender a ser amável. Você também pode aprender a ser amável. Assim como você cuida de seu corpo, você também precisa cuidar de suas atitudes para ter beleza interior. A amabilidade é um dos frutos de uma vida guiada pelo Espírito Santo (Gálatas 5:22-23).

Veja aqui a história de Ester.

2. Sabedoria

Deus deu sabedoria para Ester para agir da melhor maneira para salvar seu povo. Ela ouvia os conselhos de pessoas com mais experiência e não agia precipitadamente. Para revelar o plano maléfico de Hamã, Ester organizou dois banquetes para ganhar o favor do rei e escolheu suas palavras com cuidado (Ester 7:1-2). Graças a essa sabedoria, Ester salvou todos os judeus no império persa!

A Bíblia diz que você pode pedir sabedoria a Deus (Tiago 1:5). A sabedoria ajuda a agir da maneira certa no momento certo, para o bem de todos. Quem tem sabedoria evita muito sofrimento.

Mardoqueu, o primo de Ester, também era sábio. Veja aqui: quem foi Mardoqueu?

3. Coragem

Ester precisou de muita coragem para salvar seu povo! Entrar na presença do rei nos seus aposentos privados sem ser chamada era crime que podia ser punido com a morte. Além disso, o rei tinha aprovado o plano de Hamã sem saber que Ester era judia. Se ela sobrevivesse ao encontro com o rei, ela poderia ser morta junto com todos os outros judeus. Mas depois de jejuar três dias, Ester ganhou coragem para falar com o rei, na frente de Hamã (Ester 4:15-16).

Deus abençoou Ester por sua coragem. O rei foi favorável a Ester, castigou Hamã e livrou os judeus da morte. Na vida você poderá enfrentar situações difíceis, onde é perigoso fazer a coisa certa. Mas se você tiver coragem para fazer o que é certo, Deus vai lhe ajudar! Ester sentiu muito medo mas ela jejuou e pediu ajuda a Deus. Da mesma forma, quando você tem medo, você pode se aproximar de Deus e Ele vai lhe dar a coragem que você precisa (2 Timóteo 1:7).